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Por Redação

Black Friday 2025: menos impulsivo, consumidor busca descontos reais

Consumidor está cada vez mais consciente dos gastos e se planeja com antecedência para o maior evento do varejo no Brasil

Por Redação

Foto: iStock/ ArtistGNDphotography

A Black Friday já é um evento consolidado no Brasil. A grande data do varejo, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro – mas que também se estende, por vezes, por toda a semana ou até mesmo por todo o mês –, é promessa de grandes promoções e ofertas. Sabendo disso, hoje, o consumidor planejado sai na frente na questão de aproveitamento.

Há mais de 15 anos no Brasil, a Black Friday já é um evento aguardado, mesmo após muitas polêmicas, como de lojas anunciando ofertas que nada mais eram do que “metade do dobro” dos preços. Isso tornou o consumidor brasileiro mais ciente, informado e até mesmo desconfiado do que realmente vale a pena ou não e até mesmo do que é golpe ou não.

O fim do impulso: a ascensão do consumidor estratégico

Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina, chamada Panorama de Consumo, aponta que 81% dos entrevistados planejam suas compras para a Black Friday com antecedência, e quase 50% afirmam que pretendem utilizar inteligência artificial para comparar preços.

Uma outra pesquisa, feita pelo Google, mostra que mais de 60% das pessoas entrevistadas afirmam ter feito algum planejamento específico para a Black Friday. O estudo mostra também que a expectativa média de gasto é de R$ 600 por pessoa e que 54% dos entrevistados guardam dinheiro ao longo do ano para aproveitar as promoções do período.

Tudo isso demonstra que o consumidor está mais responsável, menos impulsivo, mais estratégico e maduro na sua relação com as compras. Outra mudança diz respeito à forma de comprar. Hoje, o consumidor prioriza o consumo móvel, isto é, a compra por um dispositivo mobile. Além disso, a entrega rápida e o preço do frete fazem total diferença na hora de fechar negócio.

Planejamento financeiro: foco em itens de maior valor

A Black Friday também representa uma oportunidade para as compras de final de ano ou mesmo de maior valor. A opção pelo cartão de crédito e pelo Pix parcelado facilita esse tipo de compra, possibilitando gastar com produtos mais caros. Junto de um bom planejamento, são as principais formas de pagamento.

Contudo, nada impede o consumidor de pagar à vista, principalmente por conta das ofertas-relâmpago e dos descontos oferecidos. Nesses casos, a compra por impulso se faz mais presente. Afinal, muitos tomam a decisão de comprar pelo fato de não querer perder determinada oferta. Mas, no geral, o consumidor está muito mais consciente.

A importância de monitorar preços para fugir da "metade do dobro"

De qualquer forma, pesquisar é fundamental. Monitorar os preços dos itens desejados por um período de tempo é importante para saber se as ofertas da Black Friday são realmente verdadeiras e vantajosas. Isso é válido para itens mais baratos e até para os mais caros. No caso dos últimos, um planejamento financeiro é extremamente válido para não ter surpresas.

De acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), a Black Friday de 2025 deve movimentar cerca de R$ 13 bilhões somente no e-commerce. Juntar dinheiro e buscar as melhores ofertas, como, por exemplo, notebook Black Friday, podendo contar com a ajuda da IA, é garantia de economia e segurança.

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