Bebê encontrada morta estava com a placenta e o cordão umbilical; caso é de infanticídio
Este é o segundo caso de abandono de criança recém-nascida em Jundiaí em apenas 14 dias

Por Fábio Estevam
Uma bebê recém-nascida, ainda com a placenta e o cordão umbilical, foi encontrada morta, por um catador de recicláveis, dentro de uma sacola de mercado (que estava em uma caixa), na avenida José Coelho Capitão (uma estrada de terra), no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí, na manhã desta sexta-feira (6). O caso, registrado como infanticídio, será investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
Era por volta das 8h30, quando o catador de recicláveis saiu para trabalhar e encontrou a bebê abandonada em frente ao barraco onde ele mora. Pouco depois ele se deparou com uma viatura da Guarda Municipal, a quem pediu ajuda. Os agentes foram até o local, na esperança de que a criança ainda pudesse star viva. Apesar de constatarem que estava morta, ligaram imediatamente opara o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O óbito foi constatado pelo médico, que relatou, à Polícia Civil, que a recém-nascida era menina, e apresentava hipotermia severa, cianose, ausência de pulso central, não tinha aparentemente sinais de trauma, e que mantinha placenta e cordão umbilical. Ainda de acordo com o médico, não havia sinais de morte violenta.
Os GMs também acionaram policiais do 3º DP, que foram para o local e, por sua vez, solicitaram a perícia. Aos investigadores, o catador de recicláveis contou que notou a caixa à margem da estrada e decidiu ver o que tinha dentro, quando encontrou a criança aparentemente já sem vida. Ele também afirmou não ter visto quem deixou a caixa.
Apesar de registrado no 3º DP, o caso deverá ser investigado pela DIG.
SEGUNDO CASO
Este é o segundo caso de abandono de criança recém-nascida em Jundiaí em apenas 14 dias. O primeiro ocorreu no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, quando uma moradora do bairro Jardim Fepasa encontrou um recém-nascido abandonado em uma caçamba, em uma rua sem saída do bairro. O Samu foi acionado e socorreu a criança ao Hospital Universitário (HU), onde ele foi examinada e ficou constatado que o estado de saúde era bom. Ela ficou em observação e será colocada para adoção. Segundo apurou o Jornal de Jundiaí, não se sabe, ainda, se quem abandonou o bebê, é ou não morador do bairro. A Polícia Civil segue investigando o caso.
* com informações do Jornal de Jundiaí