Aston Martin Works conclui restauração de um DB5 - 50 anos depois
Soldador galês John Williams é o proprietário do carro há mais de 50 anos
Foto: Aston Martin Lagonda
Um Aston Martin DB5 comprado por menos de £ 1.000 no início da década de 1970 acaba de passar por uma restauração completa na Aston Martin Works, realizando o sonho de seu proprietário e representando um dos exemplos mais notáveis de valorização automotiva.
O galês John Williams, soldador e dono de oficina mecânica, tinha 18 anos em 1972, quando estabeleceu como meta comprar o carro dos seus sonhos: um Aston Martin DB5. Economizando arduamente por mais de um ano e trabalhando horas extras sempre que possível, John juntou 900 libras em dinheiro (o equivalente a cerca de 15.000 libras em valores atuais) e, em setembro de 1973, com 19 anos, fez uma longa viagem de trem entre sua casa no norte do País de Gales e Londres para ver o DB5 de 1965.
O modelo com motor Vantage, carburadores Weber, rodas raiadas, vidros elétricos Sundym e, de acordo com o anúncio na revista Motorsport, “muitas contas”, provou ser o carro ideal para John, que o adquiriu por 900 libras.
John retornou ao País de Gales e usou orgulhosamente o DB5 como seu carro do dia a dia por mais de quatro anos. Só o guardou em sua garagem quando conseguiu um emprego no Oriente Médio em 1977. Ele diz: “Então… a vida aconteceu. Recebi ofertas de compra e houve momentos em que eu poderia ter usado o dinheiro, mas resisti e, como Sue [esposa de John] disse, ‘você nunca terá outro igual’”. Sue Williams acrescentou: “As crianças dos vizinhos costumavam vir brincar e brincavam em cima dela. Pulavam no capô. Uma delas se equilibrou no cano de escape e o quebrou!”. John prossegue: “Com o passar do tempo, meu objetivo passou a ser restaurá-lo e poder dirigi-lo novamente. Sendo mecânico, eu tinha um pouco de vergonha de ter deixado chegar a esse estado. Trabalhei duro para comprá-lo e trabalhamos duro para consertá-lo.”
Naturalmente, os Williams optaram por usar a Aston Martin Works em Newport Pagnell (berço histórico da marca, onde mais de 13.000 dos mais icônicos carros esportivos Aston Martin foram construídos ao longo de 50 anos) para realizar a restauração que começou no final de 2022. Agora, cerca de três anos após sua chegada, o casal retornou a Buckinghamshire para ver o DB5 concluído, tendo visitado regularmente as instalações da Works para acompanhar o progresso do carro em sua jornada de restauração completa.
Reconhecido como a especificação mais desejada de todos os DB5, o carro dos Williams é um DB5 de 1965 com volante à direita e o cobiçado motor Vantage. Originalmente, foi especificado no que permanece, hoje, a cor externa mais desejada (Silver Birch, “bétula prateada”) e possui uma procedência interessante que inclui um proprietário original da área de St. George's Hill em Surrey, uma comunidade fechada que, na época, abrigava muitas celebridades – incluindo John Lennon e Ringo Starr, dos Beatles.
Dos 1.022 modelos DB5 produzidos pela Aston Martin entre 1963 e 1965, 887 foram construídos com carroceria cupê (a fábrica oferecia também o conversível) e, destes, apenas 39 ostentavam originalmente a pintura Silver Birch, o motor Vantage de maior potência e a configuração de direção à direita, tornando este exemplar particularmente raro.
Em 2023, ao verem seu carro em processo de restauração na Oficina de Painéis da Fábrica, onde o chassi e a estrutura Superleggera estavam sendo restaurados e onde cada painel da carroceria de alumínio estava sendo moldado à mão, Sue disse: “Uau! Ela está incrível, não é? Você fez um trabalho enorme!”
John comentou: “Agora parece um Aston Martin. Estou muito feliz. É ótimo ver que todos os métodos antigos de construção de um carro foram transmitidos e que os mais jovens aqui estão mantendo a tradição”.
Paul Spires, presidente da Aston Martin Works, disse: “Esta é realmente uma história encantadora. Estamos muito felizes que o Sr. e a Sra. Williams tenham trazido o carro de volta ao local onde foi construído para que pudéssemos restaurá-lo. Embora estivesse em condições extremamente precárias quando chegou, sempre apreciamos um desafio e eu sabia que tínhamos as habilidades, a dedicação e a experiência necessárias para devolvê-lo a uma condição melhor do que quando era novo”.
Segue Spires: “Após mais de 2.500 horas de trabalho de nossas equipes nas oficinas de Funilaria, Pintura, Acabamento e Patrimônio Histórico, juntamente com o apoio vital de nosso Departamento de Peças interno, o carro agora está finalizado e, pelo menos aos meus olhos, está absolutamente deslumbrante. Embora possa ser indelicado especular sobre o valor do carro, acho razoável supor que, se ele fosse oferecido ao mercado novamente, e levando em consideração suas especificações e procedência, um valor de até £ 1 milhão seria apropriado”.
O presidente da Aston Martin Works completou: “Neste ano do 70º aniversário da presença da Aston Martin aqui em Newport Pagnell, é inspirador ver a dedicação, o comprometimento e o orgulho de proprietários como a família Williams. Sei que foi compreensivelmente emocionante ver restaurado tão meticulosamente o carro que eles possuem há mais de meio século, e sei que cada membro da equipe aqui espera que eles possam desfrutar de muitos anos de condução feliz em seu 'novo' DB5”.
Ao ver seu DB5 totalmente restaurado pela primeira vez, John Williams disse: “Bem, demorou muito, levou muito tempo para ficar pronto, mas valeu cada centavo. É simplesmente incrível. Já faz quase 50 anos que não dirijo este carro, mas a experiência é fenomenal. É simplesmente inacreditável. Minha menina está de volta e funcionando! De volta à sua antiga glória.”
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a Aston Martin Lagonda
Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e exclusividade. A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado e estilo bonito para produzir uma gama de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB12, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie. Alinhado com sua estratégia de sustentabilidade "Corrida. Verde.", a Aston Martin também está desenvolvendo alternativas ao motor de combustão interna, com a ambição de criar os carros elétricos de desempenho mais emocionantes e altamente desejáveis do mundo, o primeiro dos quais com lançamento previsto para 2025.
Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon, com sua luxuosa linha DBX SUV orgulhosamente fabricada em StAthan, País de Gales. A empresa está no caminho certo para entregar instalações de fabricação com emissões líquidas zero até 2030.
A Lagonda foi fundada em 1899 e uniu-se à Aston Martin em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa está agora listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.
Em 2020, Lawrence Stroll tornou-se o presidente executivo da empresa, juntamente com novos investimentos significativos. Isto coincidiu com o regresso da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Formula One® Team e deu início a uma nova era para a icônica marca britânica.