Após quarentena ser prorrogada, fiscalização na área central será mais severa, afirma Douglas
Para quem for flagrado sem máscara dentro de estabelecimentos e no transporte público a multa será de R$ 276

Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Ontem, 8, o prefeito Douglas Augusto, em pronunciamento no Facebook, afirmou que a partir de segunda-feira, 11, a fiscalização na área central será realizada com mais severidade, inclusive, com multa moral sendo aplicada àqueles que estiverem transitando sem máscaras pelas ruas. Para quem for flagrado sem máscara dentro de estabelecimentos e no transporte público a multa será de R$ 276, de acordo com decreto estadual.
Douglas afirmou, ainda, que os bancos também poderão ser penalizados caso as pessoas nas filas não respeitem o distanciamento, principalmente a Caixa Federal, devido ao pagamento de auxílio emergência, que tem provocado aglomerações diariamente por causa do grande número de pessoas que recebem o benefício. “Se continuarmos desrespeitando as medidas, isso [quarentena] só vai ser prorrogado”, disse o prefeito.
As medidas adotadas por Itatiba ocorrem após o governador João Doria confirmar ontem que a quarentena em todo o estado será prorrogada até o próximo dia 31.
Boletim
Durante a live, foi informado que Itatiba registrou cinco novos casos positivos de coronavírus ontem. Quatro dos casos se referem a testes feitos de maneira particular, duas mulheres e dois homens, de 40, 34, 55 e 23 anos. Moradores dos bairros: Nova Itatiba, San Francisco, Nações e Jardim Ipê. Entre os testes que foram aplicados pela Prefeitura, um se apresentou positivo. Uma mulher, de 39 anos, moradora do Terra Nova.
“Ninguém precisa se apavorar com o número de casos aumentando, a maior parte desses casos é assintomática ou com a doença se manifestando de maneira muito leve. Isso significa que nós estamos chegando antes, o diagnóstico está chegando rápido, isso é muito importante”, ressaltou o prefeito.
Teste móvel
A partir de terça-feira, 12, uma van irá percorrer algumas unidades de saúde do município para fazer exames em 303 pessoas flagradas pelas barreiras sanitárias com temperaturas acima de 38ºC, e também em parentes e pessoas próximas daqueles que testaram positivo para coronavírus.
De acordo com o prefeito, a Vigilância Sanitária é quem definirá quem passará pelos testes e os mesmos serão aplicados por região. “Um dia a van vai lá no Nações; no outro, no Harmonia, e por aí vai”, explicou Douglas.