APAE Itatiba promove ações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Foto: Arquivo JI
A APAE de Itatiba realiza, entre os dias 21 e 28 de agosto, uma programação especial em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2026. As atividades buscam ampliar a conscientização sobre inclusão, direitos, participação social e oportunidades para as pessoas com deficiência.
Neste ano, a mobilização nacional traz o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz”, propondo uma reflexão sobre a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência nas decisões e nos diferentes espaços da sociedade.
“Vem Pra Rua X” abre programação
Uma das principais atividades será realizada já nesta sexta-feira (21), com a décima edição do “Vem Pra Rua”. A APAE convida toda a população para participar da ação, marcada para as 8h, na Praça da Bandeira.
A iniciativa integra a programação da Semana Nacional e leva a mensagem de inclusão para um dos principais espaços públicos de Itatiba, aproximando a entidade e seus atendidos da comunidade.
Mostra de Artes chega à 15ª edição
Outra atração será a Mostra de Artes XV, que ficará aberta ao público de 21 a 28 de agosto na sede da APAE de Itatiba, localizada na Rua Atílio Lanfranchi, 607, no Alto de Fátima. A exposição poderá ser visitada das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A mostra é uma oportunidade para a população conhecer e prestigiar as atividades desenvolvidas pelos alunos da instituição, dando visibilidade às suas habilidades, expressões e potencialidades.
Trabalho em diferentes áreas
Fundada há 58 anos, a APAE Itatiba é uma organização social voltada à atenção integral às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente, atende cerca de 300 pessoas, com idades entre dois meses e 65 anos, oferecendo serviços especializados nas áreas de educação, saúde, assistência social, trabalho, artes, esportes e lazer.
Na assistência social, o trabalho inclui acolhimento, atenção ao envelhecimento, inclusão no mundo do trabalho, avaliação diagnóstica, autodefensoria e apoio às famílias. Na educação, a instituição mantém Escola de Educação Especial e atendimento multiprofissional para seus alunos e estudantes da rede pública.
Já na área da saúde, são oferecidos atendimentos em Neurologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Estimulação Essencial.
A missão da entidade é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, prestar serviços e apoiar as famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.