Alunos do Ensino Infantil ao 5º ano da rede municipal de Valinhos terão a quinta aula a partir de 2026
Ampliação da carga horária corrige distorção histórica e tem como meta elevar os índices de qualidade de ensino; serão contratados 60 novos professores

Foto: Mayra Merlin / PMV
O ano letivo de 2026 será marcado por uma grande conquista na rede municipal de ensino de Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, anuncia o aumento da carga horária para as crianças do Infantil 1 ao 5º ano do Fundamental: a partir do próximo ano, em vez de apenas quatro aulas diárias, as turmas terão cinco aulas todos os dias. Ao todo, sete mil alunos serão beneficiados.
O currículo será ampliado com as aprendizagens fundamentais em Língua Portuguesa e Matemática, além de aulas de Artes, Educação Física e Inglês. A partir de 2026, inclusive, a língua estrangeira será implementada em todas as escolas a partir do Infantil 1, outra conquista inédita na história da cidade. Para suprir essa demanda, 60 novos professores serão contratados até dezembro.
A diretora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Gizele Bevilacqua, enfatizou o ganho de qualidade que a ampliação de carga horária vai propiciar: “Esse é um avanço muito importante para a nossa cidade. Hoje os alunos carecem dos especialistas de Artes e Inglês e, no ano que vem, terão acesso a essas disciplinas de modo regular. Uma aula por dia a mais parece pouco, mas se colocarmos numa perspectiva mais ampla, são 200 horas a mais de aula por ano – ou 1000 horas se considerarmos o ciclo do 1º ao 5º ano do Fundamental. Todos nós vamos ganhar com isso: alunos, professores, famílias e sociedade”, afirma a diretora.
Em termos de horário, a grade será ampliada alterando o horário de saída das crianças. Hoje as que estudam de manhã e saem a partir das 10h40 passarão a sair às 11h30. No período da tarde, o horário de saída será alterado para 17h30. “A adoção da quinta aula corrige um problema histórico na nossa cidade. Valinhos é o único município da Região Metropolitana de Campinas que mantinha essa carga horária reduzida. Herdamos essa situação lamentável e inadmissível mas, com planejamento, organização e muito trabalho das nossas equipes, estamos ampliando o tempo que nossas crianças passam na escola – e isso vai muito além de horas de aula. Mais tempo na escola significa mais oportunidades de aprender, explorar, criar e desenvolver habilidades essenciais para a vida. Investir nas nossas crianças é investir no futuro de Valinhos, é garantir igualdade de oportunidades, é construir uma cidade mais justa, acolhedora e cheia de possibilidades”, destacou o prefeito Franklin Duarte de Lima.
As ações fazem parte do esforço de requalificar o quadro funcional da Educação na cidade: em 2025, mais de 140 novos profissionais já foram convocados para trabalhar, tanto por concurso público, quanto por processo seletivo simplificado. Somadas às contratações previstas até o final do ano, com professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e profissionais de apoio, o contingente de novos profissionais chegará a 220. É a maior ampliação do quadro de servidores da Educação em Valinhos nos últimos dez anos.
“Nenhuma transformação na Educação acontece sem o compromisso, o talento e a dedicação de quem está na sala de aula e nas nossas escolas todos os dias. Por isso, queremos agradecer o empenho e a dedicação de cada profissional da nossa rede — professores, coordenadores, diretores, ADIs e toda a equipe de apoio. Essa nova fase é também uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de todos. Estamos ampliando o quadro de profissionais, melhorando as condições de trabalho e investindo em formação continuada, porque acreditamos que quem cuida da Educação precisa ser valorizado”, afirma o secretário de Educação, André Amaral.
Meta é melhorar os índices de qualidade
Valinhos enfrenta atualmente índices preocupantes de alfabetização, com muitas crianças que não atingem a meta de estarem plenamente alfabetizadas ao final do 2º ano. O ICA (Índice Criança Alfabetizada), do Ministério da Educação, mostrou que, em 2024, apenas 48,21% dos estudantes da rede municipal de Valinhos estavam alfabetizados na idade correta. O valor é ainda menor do que o registrado em 2023, que foi de 50,7%.
A alfabetização é tratada como o alicerce da construção educacional: somente com essa base firme é possível sustentar o avanço dos estudantes nos anos seguintes. Por isso, a adoção da quinta aula é um passo essencial para dar mais robustez à rede e oferecer mais condições de aprendizagem aos alunos.
Ao longo de 2025, Valinhos tem fortalecido as ações vinculadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em cooperação com o Ministério da Educação e o Governo do Estado de São Paulo. Nesse contexto, o município consolidou a implementação do programa Tempo de Alfabetizar: alfabetização na idade certa, que integra um conjunto de estratégias voltadas a assegurar que todas as crianças aprendam a ler e a escrever na idade adequada. “O foco do nosso trabalho é a aprendizagem efetiva dos alunos. A melhoria dos indicadores será uma consequência natural de um ensino de qualidade e de práticas pedagógicas consistentes”, destaca o secretário André Amaral.
De acordo com a última atualização do Ministério da Educação, Valinhos alcançou em 2023 nota 6,4 nos anos iniciais e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Um novo tempo para a Educação
A gestão municipal empossada em 2025 vem desenvolvendo uma série de ações para colocar a educação de Valinhos em um novo patamar de qualidade e garantir a melhoria constante dos processos das estruturas de apoio pedagógico.
Logo no início do ano, a Prefeitura realizou a entrega dos materiais escolares juntamente com o início do ano letivo. Em seguida, entregou os kits de uniforme de verão e inverno para todos os alunos, com uma grande novidade: pela primeira vez na história, as crianças também receberam pares de tênis.
Em junho, a Secretaria de Educação apresentou o plano de metas para os próximos anos. Além da ampliação da jornada escolar, estão contemplados no plano os seguintes itens:
- Implantação do CRESCER: Centro de Referência em Saberes, Competências e Educação em Rede;
- Desenvolvimento do programa Tempo de Alfabetizar: alfabetização na idade certa
- Criação do Sistema de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem em Valinhos
- Aprimoramento dos programas e estrutura da Educação Especial e Inclusiva
- Desenvolvimento de programas de Educação Parental, fortalecendo a parceria família – escola
- Realizar a revisão do Estatuto do Magistério e implementar o Estatuto do Quadro de Apoio como instrumentos de valorização dos profissionais
- Investimento em melhoria dos espaços de aprendizagem
- Revisão do Plano Municipal de Educação, atualizando diagnóstico, diretrizes e metas (em andamento com conclusão em 2026)