70% dos bares e restaurantes da RMC projetam alta no faturamento no fim de ano
Foto: Divulgação
A reta final de 2025 promete ser aquecida para o setor de bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 70% dos empreendedores esperam aumento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Para 56% dos empresários, esse crescimento deve chegar a até 20%, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo aumento no fluxo de consumidores.
Realizada entre 13 e 21 de outubro com empresários da região, a pesquisa indica ainda que 34% dos estabelecimentos devem contratar novos funcionários para dar conta da demanda adicional. Já 58% pretendem manter o quadro atual, enquanto apenas 8% estimam reduzir equipes.
Apesar do cenário otimista, há desafios. Muitos empreendedores relatam dificuldade para preencher vagas, especialmente para funções que exigem maior qualificação, como sushiman, churrasqueiro, cozinheiros especializados, chefs de cozinha e gerentes. A falta de interessados e de profissionais capacitados são os principais entraves.
Para enfrentar a concorrência por talentos, os negócios têm adotado estratégias como premiação por desempenho, oferta de treinamentos, flexibilização de horários e reajustes salariais.
O estudo também analisou outros indicadores do setor. Em setembro, 25% das empresas registraram prejuízo, enquanto 31% ficaram no zero a zero e 44% obtiveram lucro. Um dado preocupante é que 35% dos empresários não conseguiram reajustar seus cardápios no último ano, mesmo diante da inflação de custos, e 27% mantêm pagamentos em atraso. Os números dialogam com o Índice Abrasel-Stone, que registrou queda de -4,9% no volume de vendas em setembro, reflexo de fatores externos que impactaram o desempenho do setor.