1º Fórum de Segurança Pública reúne autoridades e população na Câmara

Foto: Amanda Vedovello / CMI
O vereador Washington Bortolossi promoveu, na noite de terça-feira (1º de julho), o 1º Fórum de Segurança Pública de Itatiba, reunindo representantes das forças de segurança, autoridades políticas e a população no Plenário da Câmara Municipal. O evento teve como foco principal o diálogo entre poder público, profissionais da segurança e munícipes, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados na área e buscar soluções conjuntas.
Com ampla participação popular, o encontro contou com a presença de importantes nomes da segurança pública, como o deputado estadual Capitão Telhada; o coronel Telhada, subprefeito da Lapa, em São Paulo; Thomas Capeletto, prefeito de Itatiba; e o major PM Osvaldo Guarizo, subcomandante do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público, Conseg, secretários municipais, vereadores da região e a equipe da vereadora paulistana Amanda Vetorazzo.
Durante o fórum, os participantes compartilharam dados sobre criminalidade em Itatiba, experiências de atuação nas forças policiais e reflexões sobre temas como prevenção à violência, combate ao crime organizado, segurança nas escolas e uso de tecnologia na segurança pública. O público teve ainda a oportunidade de fazer perguntas diretamente às autoridades presentes.
Em sua fala, o vereador Washington Bortolossi ressaltou a importância do debate para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na área. “A grande participação popular demonstra o interesse e a preocupação com o tema da segurança no município. Precisamos restaurar a autoridade legítima das instituições, fortalecer a presença do Estado e resgatar a confiança da população em suas forças de segurança. Esse fórum é um passo importante para iniciarmos mais políticas públicas e buscarmos investimentos para garantir segurança à população”, destacou.
O evento marcou um novo espaço de escuta e articulação regional, com a expectativa de que outras edições possam aprofundar ainda mais as estratégias para a melhoria da segurança em Itatiba e cidades vizinhas.