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Por Redação

YouTube cresce no Brasil em 2020 e ganha mais audiência com usuários na TV

O comportamento do brasileiro está mudando com a chegada de novas tecnologias, principalmente com o entretenimento digital

Por Redação

Fonte: Pixabay

A disputa por audiência entre os vídeos online e a programação da TV está com os dias contados, pois a forma de consumir conteúdo está se transformando e unindo esses dois dispositivos. Segundo dados divulgados recentemente, o público brasileiro está consumindo cada vez mais conteúdos do YouTube utilizando os próprios televisores, seja usando um Chromecast ou então com uma Smart TV.

Esses números foram divulgados em março deste ano, como mostra a reportagem do site Olhar Digital, e apontam para um forte crescimento do YouTube na TV. Em 2020, foram quase 150 milhões de usuários consumindo vídeos online dessa maneira, o que representa um crescimento de 46% em apenas um ano. Além disso, a própria Google confirmou que essa tendência gerou uma receita de US$ 6,89 bilhões para a empresa durante o ano passado. Um lucro alto que explica o grande potencial dessa mudança.

Além disso, segundo estudo do instituto Oxford Economics, o YouTube também conseguiu aumentar a presença em território brasileiro de forma geral. Os especialistas calculam um impacto de R$ 3,4 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, algo que foi fortemente ampliado com a crise mundial. Esse valor mostra que cerca de 120 mil empregos foram criados pela plataforma no espaço de 12 meses, seja de forma direta ou então com o crescimento do marketing digital no formato de vídeos online.

Com cada vez mais pessoas consumindo vídeos online no YouTube, principalmente na TV, a criação de conteúdo publicitário neste formato ganhou mais atenção. A criação de anúncios para o youtube, porém, necessita de um planejamento que envolva um editor que permita o desenvolvimento de conteúdos profissionais de forma rápida e prática. Esse criador de vídeos da InVideo já existe hoje e possui vários modelos de propagandas, e até mesmo usuários sem experiência podem criar algo em poucos minutos. O uso de templates personalizáveis e de uma biblioteca com milhões de imagens, músicas e vídeos faz com que o vídeo criado para o YouTube seja totalmente engajador e recheado de conteúdo.

Disputa pelos vídeos curtos
 

O próximo desafio do YouTube no Brasil é conseguir impedir o avanço do TikTok por aqui. A tendência de vídeos online curtos fez com que a plataforma chinesa conseguisse crescer rapidamente por aqui, mas a Google respondeu de forma ligeira. O YouTube Shorts tem o mesmo funcionamento do rival, e já conseguiu atrair muitos usuários. Assim, a empresa norte-americana consegue se manter como plataforma dominante no consumo de conteúdos em formato de vídeo.

Segundo a pesquisa feita pela Oxford Economics, os criadores de conteúdo para o YouTube conseguiram um bom crescimento durante o ano passado. O aumento de 70% nos criadores que ganham mais de R$ 10 mil por mês mostra isso de forma clara. A expectativa é que isso aumente em 2021, principalmente com o Shorts, pois essa plataforma possui uma campanha própria de pagamento. Isso é algo que deve gerar bons lucros para os criadores, e é dessa forma que a Google quer continuar líder.

O comportamento do brasileiro está mudando com a chegada de novas tecnologias, principalmente com o entretenimento digital. As TVs estão se transformando em excelentes instrumentos para assistir vídeos online, e o YouTube é quem mais consegue lucrar com isso. A disputa entre a internet e a TV pode acabar sem perdedores, afinal ambos estariam juntos na oferta de serviços e conteúdos. Os próximos meses, e também anos, vão mostrar até onde o YouTube consegue crescer por aqui, mas é possível perceber que a empresa tem uma grande margem de lucro para movimentar a economia e o PIB do país.

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