Vitor Roque marca, Palmeiras vence São Paulo e lidera

Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Por Ag. Paulistão
Em um clássico morno por quase todo o tempo e decidido no último suspiro, o Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 na Arena Barueri, neste domingo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O gol salvador foi marcado por Vitor Roque, já aos 50 minutos do segundo tempo, e manteve o time de Abel Ferreira na liderança da competição, agora com 19 pontos. Para o rival, o desfecho teve gosto amargo: fim da invencibilidade e queda para a 15ª colocação, muito próximo da zona de rebaixamento.
Com estilos contrastantes, os dois times mostraram novamente no Choque-Rei que a rivalidade anda mais tática do que técnica. O Palmeiras tentou propor o jogo, ficou mais tempo com a bola e apostou em suas peças de velocidade pelos lados, especialmente Estêvão. Já o São Paulo, mais cauteloso, tentou se fechar e sair em velocidade, mas viu sua proposta ser prejudicada por falhas técnicas e uma lesão precoce do lateral Wendell ainda no primeiro tempo.
O Palmeiras teve amplo domínio territorial e empilhou escanteios, mas pecava sempre na hora de finalizar. Os chutes iam para fora ou paravam nas mãos do goleiro Rafael, quando enfim acertavam o alvo. O roteiro alviverde virou rotina: muita entrega, imposição física e movimentação ofensiva — e pouca precisão nas conclusões. Até o jovem Estêvão, destaque da equipe, abusou da criatividade, mas foi ineficaz nas finalizações.
O São Paulo, mesmo recuado, não abdicou de buscar o ataque, mas as oportunidades reais foram escassas. Oscar teve a principal chance do Tricolor, já no segundo tempo, após erro na saída de bola palmeirense, mas parou em defesa providencial de Weverton. Àquela altura, o empate parecia irreversível, embalado por um segundo tempo ainda mais travado e repleto de faltas, reclamações e expulsões — Abel Ferreira e o auxiliar Maxi Cuberas, de Zubeldía, acabaram excluídos por protestos à arbitragem.
Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols, Vitor Roque apareceu para decidir. Após finalização de Felipe Anderson desviada pela defesa, o atacante pegou o rebote e mandou para as redes. O lance foi checado pelo VAR por possível impedimento, mas o gol foi confirmado.