Visitar museus é um exercício para o corpo, a mente e o bem-estar
Campinas abriga museus com diferentes propostas, que vão de acervos históricos a exposições de arte contemporânea, ciência e animais curiosos

Foto: Firmino Piton
Muito além de preservar e expor obras, objetos e histórias, os museus são aliados da saúde em todas as fases da vida. Atividades culturais – entre elas visitar exposições – contribuem para melhorar o humor, reduzir sintomas de ansiedade e fortalecer a memória.
Para as crianças, o contato com museus estimula a curiosidade, amplia o repertório cultural e ajuda no desenvolvimento cognitivo e social. A experiência de ver de perto peças históricas ou interagir com exposições educativas ativa áreas do cérebro relacionadas à criatividade e à resolução de problemas.
Entre os adultos, a visita a um museu funciona como uma pausa saudável na rotina, ajudando a diminuir o estresse e a ampliar o senso de pertencimento. Caminhar pelos espaços, ler painéis explicativos e conversar sobre as obras são práticas que ativam o corpo e a mente.
Já para os idosos, frequentar museus pode ter impacto ainda mais significativo porque a interação com arte e cultura fortalece a memória, estimula funções cognitivas e reduz o risco de isolamento social, um fator importante para a saúde mental nessa fase da vida. Além disso, a vivência cultural cria oportunidades para troca de experiências e fortalecimento de vínculos afetivos.
Museus de Campinas
Em Campinas, não faltam opções para colocar essa prática em dia. A cidade abriga museus com diferentes propostas, que vão de acervos históricos a exposições de arte contemporânea, ciência e animais curiosos.
Com programações acessíveis e atividades para todas as idades, esses espaços são convites abertos para que moradores e visitantes vivenciam os benefícios que a cultura proporciona à saúde e ao bem-estar.
Para conhecer os museus, dias e horários de funcionamento, basta acessar a página: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museus-e-observatorio