Unimed Campinas Basquete assegura vaga e vai disputar a Copa LBF pela primeira vez
Na casa do adversário, as meninas de Campinas derrotaram a ADRM Maringá e estarão em São Luís, capital maranhense, onde enfrentarão as principais potências do basquete feminino do país

Foto: Divulgação
A Unimed Campinas Basquete vai disputar pela primeira vez a Copa LBF, programada para São Luís do Maranhão, nos dias 31 de maio e 1º de junho. Sampaio Maranhão, Sesi Araraquara, Corinthians e Unimed Campinas são as quatro equipes protagonistas da competição que faz parte do calendário nacional pelo segundo ano consecutivo.
A LBF – Liga de Basquete Feminino - é o principal torneio de basquete feminino do Brasil, realizado desde 2010 com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), entidade máxima da modalidade no país. Engloba as principais equipes da modalidade, juridicamente nomeadas como Entidades de Prática Desportiva (EPD's).
A vaga foi assegurada com a vitória da equipe de Campinas por 68 a 55 sobre a ADRM Maringá, na casa do adversário, no encerramento do primeiro turno do Torneio da Liga LBF. O resultado colocou a Unimed Campinas Basquete no quarto lugar da classificação geral, e portanto, como determina o regulamento, qualificada para disputar a Copa LBF 2025.
O secretário municipal de Esporte e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, comemorou o bom desempenho e a presença da Unimed Campinas Basquete na Copa LBF. “Estar presente nesta competição, ao lado das principais forças do basquete feminino do país, demonstra a qualidade do trabalho realizado”.
Ainda segundo Vanin, “esse protagonismo desperta no público o interesse em acompanhar mais de perto os jogos, fortalece o projeto desenvolvido e coloca Campinas em evidência no cenário nacional do basquete feminino, como ocorreu em 1993, quando a Ponte Preta de Magic Paula e Hortência conquistou o título Mundial Interclubes ”, disse.
Boa surpresa
Para conseguir a classificação na Copa LBF 2025, a Unimed Campinas cumpriu um primeiro turno no Torneio da Liga LBF com seis vitórias em dez jogos disputados. Obteve três vitórias consecutivas, deixando para trás São José dos Campos e Ourinhos, apontados como favoritos à quarta vaga, uma vez que Sampaio Maranhão, Sesi e Corinthians já tinham confirmado presença antecipadamente.
A presidente da Unimed Campinas Basquete, Karla Costa, que representou o Brasil em três olimpíadas - 2004 em Atenas, 2008 Pequim e 2012 em Londres - comemorou essa classificação, mesmo com a equipe ainda em construção. “Uma surpresa maravilhosa, pois montamos uma equipe praticamente do zero, com atletas novas e recurso menor que muitas equipes de ponta”, festejou Karla Costa.
Antes de disputar a Copa LBF, nos dias 31/5 e 1º/6, no Maranhão, a equipe da Unimed Campinas Basquete seguirá na disputa do Torneio da Liga. No próximo sábado, dia 3 de maio, as meninas enfrentarão Ourinhos, no Ginásio Monstrinho, casa do adversário, a 360 km de Campinas.