Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Na próxima terça-feira, o Jornal de Itatiba estará completando 52 anos, desde que saiu às ruas na manhã de 2 de dezembro de 1973, no tamanho tabloide, que fez com que por muitos itatibenses fosse chamado carinhosamente de “Jornalzinho”.
Por mais de meio século o JI, vem contando a história de Itatiba, Morungaba, da RMC e do País, não só com suas reportagens escritas, mas também com as fotográficas, sempre contando com um ótima equipe de colaboradores, em seus mais diversos setores, desde o administrativo, o atendimento aos clientes, e a parte interna, do jornalismo, da fotografia, da diagramação, a pré-impressão, a impressão dos exemplares e a logística com a entrega aos assinantes.
Para que os leitores, possam recordar muita coisa do JI, fomos buscar muitas fotografias no nosso acervo fotográfico, para a Coluna Relembrando de hoje!

Parte da equipe de colaboradores do Jornal de Itatiba, além dos diretores, em fotografia tirada na parte térrea do Museu Municipal “Padre Lima”, quando da comemoração do 30º aniversário, em dezembro de 2003, com exposição de jornais, fotos e equipamentos usados no início da circulação, na parte interna do museu. (Foto de arquivo JI)

Presentes ao Baile de Aniversário do JI, no dia 3 de dezembro de 2003, na sede do Itatiba E.C., cantando o Parabéns a Você. Na fotografia, Mané, Antonieta, Samantha, Robertinho, o prefeito José R. Fumachi e a esposa Irene, Osmar Dalcin e colaboradores. (Foto de arquivo JI)

Exposição de exemplares do Jornal de Itatiba no Museu Municipal, quando da comemoração dos 30 anos do “Jornalzinho”, como foi conhecido no início de sua circulação, por ser de porte pequeno - tabloide - cujo exemplar pode ser visto do lado esquerdo da fotografia. (Foto de arquivo JI)

O governador Laudo Natel na redação do Jornal de Itatiba, na década de 70 - Laudo governou São Paulo por duas vezes, tendo falecido aos 99 anos de idade. Sempre que passava por Itatiba, Laudo que estava sempre de paletó e gravata, fazia questão de ‘marcar ponto no JI”. (Foto de arquivo JI)

22ª. Prova Pedestre JI, realizada no ano de 1998, com chegada pela Av. Maria de Lourdes Pântano Scavone, e fita final defronte ao Ginásio Municipal de Esportes. O vencedor da competição foi o angolano João N´Tyamba (foto), que veio ao Brasil para participar da São Silvestre, sendo o 3º. colocado. (Foto de arquivo JI)

O Jornal de Itatiba, por 25 anos promoveu o Campeonato Itatibense de Truco JI - comandado pelo Prof. Zanatta e equipe - que reunia truqueiros da cidade e de toda a região. A fotografia é de 22 de outubro de 1995 (9ª. edição), na sede do São João F.C. (Foto de arquivo JI)

Entre as promoções culturais do Jornal de Itatiba, foram várias as que se destacaram, como o Concurso Literário JI, o Concurso de Culinária e também o Concurso Fotográfico JI. A fotografia é do VII Concurso do ano de 2009, do participante Carlos Eduardo Varanda (inscrição 299), que residia no centro da cidade. Foto: “Espelho D´Água” de Poconé no Pantanal Matogrossense. Todas as fotos estão arquivadas pelo JI

Setor gráfico de impressão do Jornal de Itatiba que ficava na Rua Comendador Franco, 207, ainda com duas impressoras SOLNA 125. O trabalho após a impressão era dos dobradores e entregadores. Na foto, ao fundo, de costas, José Fernandes, que comandava a garotada. (Fotografia da década de 1980)