Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
Mais uma edição da Coluna Relembrando do Jornal de Itatiba, em que fizemos levantamentos no nosso acervo fotográfico e na coleção dos exemplares, para focar e trazer lembranças aos leitores de Itatiba e também de Morungaba.
São algumas localidades, feira-livre, escola, construções e atividades culturais e religiosas, como a da antiga Romaria de Cavaleiros, Charreteiros, Ciclistas e Pedestres, que hoje já não mais permitida, como as que se dirigiam a Pirapora do Bom Jesus, saindo na sexta-feira à noite e retornando no domingo, com recepção dos itatibenses na Praça da Bandeira.

Feira-Livre cujas barracas eram disponibilizadas na Rua Campos Sales, no trecho entre a Rua Florêncio Pupo até a Rua José Gabriel. Hoje uma das vias públicas mais movimentadas da cidade, e sem nenhuma condição de implantar uma feira. (Foto de arquivo do JI, da década de 1980)

Núcleo Residencial “Afonso Zupardo”, - conhecido popularmente por Coroado - em fotografia da década de 1980, já com a Emeb “Filomena Zupardo” erguida. (Foto de arquivo do Jornal de Itatiba)

Início das obras do Supermercado Russi, junto à Avenida Independência, em agosto de 2011. Supermercado que posteriormente seria adquirido pela Rede de Supermercados Covabra. (Foto de arquivo do JI)

Revoada de pombos defronte ao antigo pavilhão da Fabril Scavone, que foi demolido pelos atuais proprietários, do Grupo Latorre, deixando o local totalmente abandonado, por certo à espera de valorização do terreno, com a abertura das novas Avenidas Marginais., (Foto de arquivo JI)

Fotografia do “Grupão” - EMEB Cel. Júlio César - da década de 1970, prédio que é um dos mais significativos de Itatiba, pela sua própria concepção artística, educacional e histórica. (Foto de arquivo do Jornal de Itatiba)

Praça João Pessoa, no centro da Estância Climática de Morungaba, passando por reformas, efetivadas pela Prefeitura Municipal, que tinha como prefeito Moacir Tobias. (Foto de arquivo JI, da década de 1980)

Recital de violão do Prof. Benedito Siqueira (Dito Paletó), acompanhado do violinista Pelé. A apresentação foi no Auditório da Câmara Municipal, que contou com a apresentação do radialista e jornalista Mané Massaretti. (Foto de arquivo JI)

Fotografia defronte a matriz do Bom Jesus em Pirapora, de participantes da Romaria de Itatiba até aquele Santuário. Na foto; Luciano Correia, Nato Piovesana, Zé Siqueira, Zé Carlos Rossi, Mané Massaretti, Luizinho Capeletto, “Seu Pedro”, Adriano Parodi, Paulo Guerreiro, Chiquinho Penteado, Joãozica, Dito Palitó e Britão. (Foto de 21 de abril de 1972, de Adriano Parodi, cedida ao arquivo do JI)