Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

Hoje dentro da Coluna Relembrando, desarquivamos algumas fotos antigas para mostrar aos leitores e principalmente aos itatibenses mais jovens e os neomoradores do município, alguns ângulos diferenciados da cidade com as fotografias comparativas.
Também por estarmos numa época em que se defende muito o meio ambiente e à natureza, mostramos uma das iniciativas da direção do Jornal de Itatiba, que há 33 anos, lançava uma campanha inédita: a da separação do lixo orgânico do lixo reciclável, que hoje ainda tem gente mal educada que não aprendeu bem o importante procedimento.
Imagine como era o pensamento das pessoas, quando à época saímos às ruas para pregar a devida separação dos lixos. Aqui crave-se: era assim que TODOS agiam, e que aos poucos foram entendendo a importância de se separar ambos os tipos dos lixos. O inorgânico - ou reciclável - papel, isopor, plásticos, vidros e etc. e o orgânico: restos de comidas, cascas de frutas, borra de café, folhas e etc.
No dia 8 de fevereiro de 1992, num sábado à tarde, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, Escola do Sesi, Grupo de Escoteiros Tapirjara, Asilo São Vicente de Paulo, Oficina de Santa Rita, APAE, e diretores e alunos de escolas do município, saímos às ruas de microfone em punho, percorrendo ruas da Vila Brasileira, IAPI, Jardim Ypê, Vila Belém, Alto de Fátima, Bela Vista, Brotas e Vila Lanfranqui, explicando sobre a separação. Ao termino da tarefa inicial, quatro caminhões lotados, como mostra a manchete do JI, que circulou no dia posterior - domingo, 9 de fevereiro. (Foto da capa e dados de arquivo JI)
Fotografia do início da década de 1980, com a desativação do Estádio Paulo Abreu (campo do Itatiba E.C.) vendo-se ao fundo o prédio do Lar Itatibense da Criança e do lado esquerdo da foto, o Ribeirão Jacaré que estava sendo retificado. (Foto e dados de arquivo do JI)
Foto recentíssima pegando o mesmo ângulo da anterior, com destaque para o Circo que estava se instalando no Terreno da Pedreira Jaguari, e em primeiro plano o Jardim da Cadeia. (Foto e dados do JI)
Obras de terraplanagem do loteamento Morrão da Força, pela Empresa JOFEGE, com fotografia do Jornal de Itatiba, de 31 de agosto de 2009
Foto recente do Morrão da Força e adjacências, totalmente alterados, com a formação no local de uma grande área comercial. (Foto JI)
Fotografia tirada do Alto de Fátima, focando o centro da cidade, aparecendo algumas chaminés de fábricas da Baixada do Jacaré - Strahl, Scavone e Pabreu. (Foto da década de 70, de arquivo JI - Carlinhos Fontana)
Ponto de ônibus Circular da Empresa Massaretti, no Jardim da Cadeia. Um pouco à frente do coletivo parte da sede do Itatiba E.C., que ficava na Rua Quintino Bocaiuva e ao fundo o Edifício Santa Rosa. (Foto de arquivo do JI de 1974, tirada por Carlinhos Fontana)