Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

Dentro da Coluna Relembrando vamos recordar na edição de hoje, alguns dos principais clubes de futebol da nossa cidade, alguns que hoje já não estão mais em atividades, e outros que preferiram mais investir e categorias de base, ou em veteranos, e com isso desistindo de disputar os certames amadores, e no caso do Itatiba E.C., inclusive do campeonato de profissionais da Federação Paulista de Futebol.
Hoje as disputas dos amadores, tem a organização da Secretaria Municipal de Esportes (56 times iniciaram a competição), ao contrário de antigamente que o comando era da Liga Itatibense de Futebol, com jogadores federados pela F.P.F. Destaque-se que esste ano 56 times do município iniciaram as disputas, divididos em três divisões.
Time do Itatiba E.C., campeão invicto da LIF, e vice-campeão amador do Estado de São Paulo no ano de 1958. A fotografia é do “jogo da entrega de faixas” em que o rubro-negro, venceu ao Rio Branco de Americana, por 3x1, no dia 26/10/1958 (dados do livro de Celso Catalano). Vemos da E/D: Antonio Basilio “Pintone” (presidente). Olten Aires de Abreu (Técnico), Narena, Cavalaro, Tóca, Borella, Nenê Berti, Chiquinho Ordine, Bahia, Belo e Vicente Guimarães (diretor). Agachados: Airton Gianini, Décio Pacola, Zeca do Paraíso, Mosquito, Mané Massaretti e Manolita. (Foto arquivo pessoal)
São Paulo F.C., em fotografia de 1969, no campo da Lacerda Franco - hoje USF. Em pé da E/D: João Anibal Rodrigues (presidente), Codé, Izo Scaglia, Tóía, Linão Vargas, Adjair e Carlão Tega. Agachados: Zé Capeletto, Nêgo Bizzo, Cavalaro, Caetano e Galvão Sesti. (Foto arquivo pessoal)
Inauguração do Estádio João Batista Borella, em 6 de setembro de 1970, equipe do São João F.C., que venceu ao Amador do Fleischmann de Jundiaí, por 1x0, gol de Mané. Em pé da E/D: Dr. Rubens Pântano, Berto Borella, Belo, Zé Eduardo, Codé Ventura, Roberto Lanhoso (prefeito), Del Col, Zé Roberto Quagla, João Leoni e Armando Stanziani (presidente). Agachados: Valtinho Angelon, Zé Luis Corcelli, Ademir Angelon, Neno Angelon, Mané Massaretti, Marrão Ceccon, Adjair, Edson Angelon, João Batista Borela. Mascotes: Pitico (hoje presidente do clube) e Buchada. (Foto Codé Ventura)
Início das atividade futebolísticas do Grêmio I.F., no ano de 1973. Jogo no Estádio Paulo Abreu em que os gremistas venceram Monte Alegre F.C. de Monte Alegre do Sul, por 3x2. E/D/: Paulo Fernando, Neguito, Cavalaro, Nêgo Parafuso, Luizinho Capeletto, Nhá Bia e Luigo Bianchi (Técnico). Agachados: Chiquinho Penteado, Badu, Mané, Zé Eduardo Pelizzer e Sestinho. (Foto arquivo JI)
Equipe do Bandeirantes da Ponte, em fotografia no Estádio Abílio Sanfins, na decisão da Taça Cidade com o Grêmio, que tinha Ninho Gianini como Técnico, e que sagrou-se campeão (2x1): Da E/D: Evandro Baladi, Beto Dias, Reinaldo Rampasso, Montico, Maurinho, Zezinho Ordine, Noninho, Gil, Ditinho, Luizinho e Jair Martinucci. (Foto e dados de arquivo do JI)
No dia 7 de setembro de 1978, para marcar o aniversário do Operários F.C., o alviceleste enfrentou a Ponte Preta de Campinas sendo derrotado por 5x0. Além dos componentes da esquadra operariana, estão na fotografia, os jogadores da seleção brasileira: Carlos (goleiro) Polozzi e Oscar Bernardi, que vieram prestigiar a festa do Operários. (Foto e dados do JI)
Equipe do E.C. Duomo, que disputou a Copa Arizona, em 1978, enfrentando ao Rigesa de Valinhos, sendo eliminado em partida realizada no Estádio Francisco Bartolomeu (1x2). O time orientado pelo Técnico Gêlo, jogou com Sapínho, Miranda, Beto Dias e Adjair. Zezinho e Ari. Mi, Valtinho, Gilmar e Moscão. Entraram: Mauricio e Jair. (Foto e dados de arquivo JI)
Equipe do Rosita F.C. campeão amador da Liga Itatibense de Futebol no ano de 1973, que contava em seu plantel com Ayuso, Mauricio, Albino, Nelson Stefano, Fuca, Serjão, Bizone, Adjair, Polessi, João Divino, Valtinho, Nelsinho Pereira, Nenê Serra e Totó. (Foto de arquivo do JI)