Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

Com as comemorações da Semana da Pátria, do Dia da Padroeira de Itatiba, Nossa Senhora do Belém, e também a data dos 75 anos de fundação do Operários F.C., a Coluna Relembrando foi buscar fotografias no acervo do Jornal de Itatiba, para que os leitores pudessem conhecer algo de épocas passadas.
Também estão sendo mostrados ângulos da área central da cidade, inclusive do “Arvão” da Praça José Bonifácio - Jardim da Cadeia - e de um posto de gasolina que ficava na esquina de Rangel Pestana, com a Rua Quintino Bocaiuva.
Procissão da Padroeira de Itatiba, Nossa Senhora do Belém, com “andor motorizado”, e os anjinhos em cima e ao lado, acompanhando o cortejo. No detalhe: ao lado do andor o prédio em construção do Edifício Santa Rosa, na Rua Quintino Bocaiúva. (Foto e dados de arquivo do JI, datados de 8 de setembro de 1977)
Inauguração do Estádio Luís Scavone, com o descerramento do busto por Paschoal Scavone, filho do homenageado e pelo neto Luís. Estão na fotografia, Maria José Scavone (esposa do Sr. Paschoal), o presidente da diretoria, Armando Stanziani, e os esportistas, Hélio Giordano e Pedro Riva. (Foto e dados do JI de 20 de março de 1977)
Desfile dos “Guardinhas” da APAMI, passando defronte ao coreto da Praça da Bandeira, no dia 7 de setembro de 1978. No detalhe a maciça presença do público, prestigiando as comemorações do Dia da Pátria. (Foto e dados de arquivo do JI)
Vista parcial do centro da cidade, em fotografia tirada do alto do Jardim Nice, no dia 13 de agosto de 2014. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Em primeiro plano o Posto de Gasolina, de Ticão Consoline, na esquina da Rua Rangel Pestana com a Quintino Bocaiuva, tendo ao fundo as árvores do Jardim da Cadeia e o Ponto de Táxi, com mão de direção invertida da de hoje. Detalhe; o calçamento da rua em paralelepípedos. (Foto de 2 de novembro de 1996, pertencente ao arquivo do JI)
Fotografia do mesmo local nos dias de hoje, tendo à esquerda a Loja Pérola Cosméticos, na esquina, e o “Arvão” ao fundo, da Praça José Bonifácio - Jardim da Cadeia. (Foto Jornal de Itatiba)