Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos

Na chegada das comemorações do 75º. aniversário (Jubileu de Brilhante do CENEMB, ) fomos buscar em nossos arquivos algumas fotografias referentes ao mais antigo estabelecimento de ensino dedicado aos cursos; Ginasial e Médio, que é a Escola Estadual “Manoel Euclides de Brito”, o antigo Ginásio Estadual “Manoel Euclides de Brito”, que iniciou suas atividades em agosto de 1950.
Relembrando também a FAMEB - “Fanfarra Manoel Euclides de Brito”, que tantos títulos conquistou nos concursos que participou e nas belíssimas apresentações, não só na capital (Concurso da TV Record), Brasília, além várias cidades do interior. O Regente, era o engo. Marcos Vedovello.
Nas demais fotos, captamos obras na Avenida Genaro Paladino, na década de 1970 e mais recentemente. Além de se recordar do “Calipal” da Vila Brasileira - que será o Loteamento Calipal em execução - o Edifício das Nações e a parte da Baixada do Ribeirão Jacaré.
O governador Laudo Natel e o prefeito Roberto Arantes Lanhoso, desatando a fita simbólica dando por inaugurado o prédio que abrigaria a Escola Estadual “Manoel Euclides de Brito” no Alto da Santa Cruz, no dia 12 de abril de 1972. (Foto Parodi, cedida ao arquivo do JI, pelo então sócio do jornal, Adriano Parodi)
O governador Laudo Natel, cumprimenta o Diretor do CENEMEB, Prof. Agenor Vedovello, após ser saudado pelo mesmo, pela construção do moderno prédio para abrigar o “Ginásio”. Junto ao microfone o vereador Mané Massaretti, apresentador das solenidades. (Foto Parodi, cedida ao JI)
A FAMEB, se apresentando na Praça da Bandeira, defronte ao coreto, no dia 7 de setembro de 1986, tendo na regência, o engo. Marcos Vedovello - destaque para o uniforme de gala dos componentes. (Foto e dados de arquivo JI)
Desfile do CENEMEB, no ano de 1975, na Praça da Bandeira, comemorando seu Jubileu de Prata, com passagem ao lado do antigo “Casarão”, tendo ao fundo a sede do Grêmio C.R.I. e o Hotel Itatiba. (Foto e dados de arquivo JI)
Obras de abertura da Avenida Genaro Paladino, no final da década de 70, aliada à retificação do Ribeirão Jacaré. (Foto de arquivo do Jornal de Itatiba)
Fotografia recente da Avenida Genaro Paladino, com ampliação do seu leito carroçável, para melhoria do intenso tráfego do local, promovido pela atual administração do prefeito Thomas Capeletto. (Foto e dados do JI)
Fotografia datada de 14 de maio de 2005, mostrando em primeiro plano o Edifício das Nações, parte da Vila Brasileira, ao fundo o “calipal” da Fábrica Brasileira de Fósforos, e ao fundo a Vila Cruzeiro. (Foto e dados de arquivo do JI)
O ângulo da fotografia é recentíssimo, com bastante mudança em seu visual, com mais torres erguidas e ao fundo o novo loteamento Calipal com obras em andamento, além da abertura das novas avenidas marginais, na Baixada do Ribeirão Jacaré. (Foto e dados do JI)