Um pouco da história de Itatiba e itatibenses contada em fotos
No acervo fotográfico do Jornal de Itatiba, que foi iniciado na circulação do jornal em dezembro de 1973, muito se deve ao então sócio da Editora Itatiba. Adriano Parodi, de tradicional família ligado ao ramo fotográfico. Muitas fotografias da época - para o JI - foram reveladas por Da. Antônia Rampazzo Parodi.
Hoje focamos ruas da cidade, o jardim da Praça da Bandeira, rodovia, pista de atletismo, e fotografias de eleições, no tempo da cédula de papel e das apurações na sede do Itatiba E.C.
Trecho da Rua Francisco Glicério, partindo da Rua Rangel Pestana. Em primeiro plano, início das obras do Edifício Massaretti, em novembro de 1977, Farmácia do Zezinho, Casa de Dona Cilse, onde por muitos anos funcionou o consultório do Dr. João Batista Matiolli. Detalhes: os carros da época e a Glicério ainda calçada por paralelepípedos. (Foto e dados de arquivo JI)
O mesmo local nos dias de hoje, com as entradas das garagens do Edifício Massaretti, Loja do Grupo Corcelli, O Boticário, Cacau Show e outras casas comerciais. (Foto JI)
Mesa apuradora de votos, nas eleições da década de 1980, no tempo da cédula de papel, na sede do Itatiba E.C. Em primeiro plano na fotografia; Terezinha de Jesus Paulo, José Pedro Alegre e Eduardo Anicetto. (Foto e dados de arquivo do Jornal de Itatiba)
Início das obras da pista de atletismo do Parque Ferraz Costa, em julho de 1991, na administração do prefeito Roberto Arantes Lanhoso. (Foto e dados de arquivo do JI)
Fotografia da belíssima árvore de Ipê Roxo, de julho de 2005, ornamentando o Jardim da Praça da Bandeira. (Foto e dados de arquivo do JI)
A mesma árvore e o mesmo ângulo de fotografia recente, na Praça da Bandeira, tendo ao fundo o prédio que foi sede do Grêmio CRI. (Foto do Jornal de Itatiba)
Início das obras de terraplenagem da Rodovia Itatiba-Jundiaí, na década de 1970, nas famosas “Curvas do Scavone”. O trecho era o da passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Itatibense. (Foto e dados de arquivo do JI).
Fotografia de ângulo contrário, das obras de abertura da Rodovia Itatiba-Jundiaí. (Foto de arquivo do Jornal de Itatiba)