Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Marcio

Treinamentos individuais e personalizados ganham força no isolamento

O professor Luis Pedro desenvolve um trabalho diferenciado e individual para treinamento de Futebol

Por Marcio

Em época de pandemia e isolamento social onde é contraindicada a aglomeração e a reunião de várias pessoas num mesmo espaço, bem como, uma das principais preocupações é por conta do contato físico, muito comum nos esportes em grupo, profissionais da área esportiva buscam oferecer alternativas para que os interessados possam fazer alguma atividade física, mesmo com todas as restrições.

A reportagem esportiva do JORNAL DE ITATIBA-Diário conversou com o professor de Educação Física, Treinador e Per-sonal Trainer, Luis Pedro Baptistella Apparecido, especializado em Futebol, e um dos incentivadores do treinamento e preparo físico individual.
Com larga experiência dentro do futebol e também como treinador, dirigindo equipes de base do Itatiba EC, Guarani FC (Campinas), com experiência internacional trabalhando na Europa, mais precisamente no FC do Porto, em Portugal e, mais recente, na Ásia, precisamente na China, ganhou ainda mais ‘bagagem’ e agora quer passar todas essas experiências através do trabalho personalizado e individual.

Batata, como também é conhecido Luis Pedro, falou um pouco da sua história, da importância da atividade física, contou um pouco de sua experiência internacional e do seu projeto de personal colocando-se à disposição para todos os interessados que quiserem conhecer um pouco mais seu trabalho. Confira o bate-papo:

JI: Como está sendo a realização dos trabalhos de um personal de futebol em época de pandemia e isolamento? Você especificamente montou um trabalho diferenciado pra poder atender seus alunos?

LUIS PEDRO: Para todos os amantes do futebol em geral esta fase está sendo bem complicada. Nós profissionais do futebol temos que nos adaptarmos para conseguirmos sobreviver a esta pandemia. Por isso montei um projeto para auxiliar as pessoas amantes do futebol que buscam aperfeiçoamento técnico/físico e uma distração. Tenho um local apropriado com materiais higienizados e ao ar livre. O trabalho é feito de forma individual com luvas, máscaras, álcool em gel seguindo as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde).

JI: Você passou pelo início da pandemia do covid-19 na China meses atrás onde você trabalhava não é? O que viveu na China naquela época?

LUIS PEDRO: Eu estava na China mais especificamente na cidade de Zhuzhou, trabalhando como professor na escola do Boa Sorte Footbal Club. Para mim um imenso aprendizado viver num lugar com cultura, comidas, costumes bem diferentes da realidade brasileira. Regressei ao Brasil em janeiro com o intuito de curtir férias de um mês e retornar a China, mas, no final de janeiro houve a explosão do Covid-19, assim fiquei impossibilitado de voltar.

JI: Você foi jogador inicialmente, mas, ainda jovem optou pela carreira de treinador. Por que dessa sua escolha?

LUIS PEDRO: Eu comecei nas categorias de base do Juventude FS, depois fui chamados para integrar as equipes do Guarani FC de Futsal. Na sequência, com uns 13 anos, fui para o Itatiba EC onde joguei até os 17 anos. Toda essa vivência me fez me apaixonar pelo futebol, com isso fui estudar Educação Física para poder trabalhar com o futebol. E aos 17 anos pude começar a estagiar nas categorias de base do Itatiba EC onde trabalhei por 8 anos. E a cada dia quero aprender algo mais sobre este esporte.

JI: Fale um pouco da sua história de formação como treinador, cursos, etc...

LUIS PEDRO: Comecei como estagiário no Itatiba EC, conforme o passar dos anos fui aprendendo e comecei a comandar algumas equipes e, a cada ano, fui evoluindo e sempre comandava equipes do clube. Em 2016 o Itatiba fez uma parceria com o Guarani e pude trabalhar como auxiliar técnico das categorias sub-11/13, além de acompanhar jogos do sub 15/17/20. Na sequência no ano de 2017 tive a honra de comandar a equipe sub-13 do Guarani na disputa do Campeonato Paulista onde ficamos entre as dezesseis melhores equipes. Na Copa Ouro ficamos na terceira colocação e, na Copa Itatiba fomos campeões invictos. Também fui auxiliar da equipe sub-11 nas mesmas competições. Em 2019 tive uma breve passagem pelas escolas do FC do Porto (Dragon Force), em Portugal, onde pude aprender muito sobre o futebol europeu. Por fim, recebi uma proposta para treinar as equipes do Boa Sorte Footbal Club (China). Com relação a cursos sou formado em Bacharel de Educação Física, Licenciado pela CBF ACADEMY licença C, metodologia do Borussia Dortmund (Alemanha) e curso de conhecimento do FC do Porto.

JI: Como vê essa paralização do futebol agora aqui no Brasil também, em matéria de preparo físico, parte técnica dos jogadores e competições também?

LUIS PEDRO: Será prejudicial como a grande maioria das áreas, por isso a importância de treinar em casa ou onde conseguir. Na minha opinião o contato com a bola tem que ser todos os dias de qualquer forma, temos que tirar algo bom de tudo isso, que tem que ter essa vontade de voltar logo, essa saudade tem que cada dia mais aumentar. Nós treinadores estamos estudando e nos aprimorando neste tempo para voltarmos com novidades e atualizações.

JI: Como professor, o que você poderia aconselhar aos esportistas amadores que fazem seus treinamentos mais simples apenas para manter a forma, como agir nessa época de isolamento para tentar manter o mínimo a forma física?

LUIS PEDRO: Não desistir, tirar tudo que é positivo desta paralisação, treinar independente de como, aos amantes do futebol não desgrudem da bola, Qnto mais tempo em contato com a bola, mais propício a evolução. Reserve pelo menos 30 a 40 minutos por dia para fazer uma atividade física será de extrema importância para sua saúde.

JI: Finalizando, como o interessado pode entrar em contato com você para mais detalhes?

LUIS PEDRO: Caso tenham interesse em fazer um treinamento especializado, diferenciado, divertido e individual, basta entrar em contato via watssap ou mídias sociais e disponibili-zarei informações sobre como é desenvolvido o projeto e orçamentos. Na situação que estamos um treinamento seria muito importante e motivante para quem ama o futebol. Entrem em contato pelo número (11) 97121-9685 ou pelo Instagram e Facebook de Luís Pedro Baptistella.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi