Tour Campinas promove visita à Loja Maçônica Independência, a primeira da cidade
Fundada em 1859, instituição reúne arquitetura preservada e personagens que marcaram a trajetória política de Campinas; passeio irá das 9h às 12h do dia 31 de agosto

Foto: Divulgação
O Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas promove, no dia 31 de agosto, mais uma edição do Tour Campinas, com visita guiada à Loja Maçônica Independência, a primeira fundada na cidade. O passeio é gratuito e as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 23 de agosto, às 12h30, pelo site campinas.sp.gov.br/turismo.
A saída será realizada do Centro de Convivência Cultural, com ponto de encontro às 8h30, na tenda do projeto Tour Campinas.
Roteiro
Fundada em 7 de julho de 1859, a Loja Maçônica Independência tem papel relevante na formação histórica e política de Campinas. Seu primeiro presidente foi Pedro Ernesto Albuquerque de Oliveira, então Grande Inspetor Geral e Delegado do Supremo Conselho do Grande Oriente do Brasil. Pouco após sua criação, a Loja passou a reunir importantes nomes da história de Campinas, como Francisco Glicério, Jorge Miranda, Bento Quirino e Manoel Ferraz de Campos Salles, este último futuro presidente da República.
Durante o século XIX, a Loja Independência exerceu forte influência na vida pública e promoveu diversas ações de apoio à população em situação de vulnerabilidade. Seu edifício, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, mantém preservadas características arquitetônicas que ajudam a contar a história da cidade.
Tour Campinas
O Tour Campinas tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico, promover a educação patrimonial e oferecer experiências culturais gratuitas à população, por meio de visitas a locais emblemáticos do município.
As visitas contam com transporte em ônibus e acompanhamento de guias especializados. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória no site do departamento.
Cada passeio tem duração aproximada de três horas, das 9h às 12h, e conta com até 40 vagas. O ponto de partida e chegada é a Feira Hippie, no Centro de Convivência Cultural, tradicional espaço de arte e gastronomia da cidade, visando fomentar a visitação ao local.
Os passeios contam com apoio da Emdec, Sanasa, Setec, Guarda Municipal de Campinas e Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Os participantes devem seguir algumas recomendações, como uso de roupas confortáveis, protetor solar e hidratação adequada. Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável, enquanto adolescentes de 13 a 17 anos precisam de autorização para participar sem os pais.