SP lança 2ª edição do Guia Turístico Católico na ExpoCatólica
Publicação reúne atrativos religiosos no estado e reforça o potencial do turismo movido pela fé

Foto: Govesp
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou nesta quinta-feira (3), durante a abertura da ExpoCatólica 2025, a segunda edição do Guia Turístico Católico com 130 novos atrativos religiosos. A entrega reforça a estratégia de regionalização do turismo no estado e soma a outras cinco publicações: Guia Turístico Evangélico, Guia de Matrizes Africanas e Indígenas, Guia Turístico Judaico, Guia Halal e Monumentos ao Cristo no Estado de São Paulo.
O turismo religioso no Brasil atrai cerca de 17,7 milhões de viajantes anualmente e produz movimentação financeira de aproximadamente R$ 15 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Deste montante, o Santuário Nacional de Aparecida se destaca como o maior receptor deste segmento turístico, com pouco mais de 9 milhões visitantes em 2024, de acordo com o balanço divulgado pela Santuário.
Em sua primeira edição, o guia reuniu mais de 300 atrativos religiosos, entre capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas e eventos em todo o estado de São Paulo. A nova publicação traz atualizações e amplia esse acervo em mais de 130 atrativos, entre celebrações e festividades de municípios não contemplados anteriormente.
São José dos Campos e Pirapora do Bom Jesus ganham destaque por suas expressivas manifestações de fé. O Portal dos Romeiros, marco em Pirapora do Bom Jesus, recebe os visitantes no ponto mais alto para a vista do cartão postal da cidade. O portal é um monumento imponente, inspirado na música de Renato Teixeira, Romaria. Confeccionado em pedras rústicas e esculturas de bronze, pelo artista Murilo de Sá Toledo e ladeado pela Escola de Artes Sacras, presta homenagem aos milhares de romeiros que seguem rumo ao Santuário do Senhor Bom Jesus.
O monumento é um símbolo da devoção local com uma imponente imagem de mais de 3 metros do Senhor Bom Jesus, voltada para um romeiro ajoelhado, simbolizando o amor de Cristo pelos fiéis. Há também um painel dedicado a Nossa Senhora Aparecida, esculpida pelo mesmo artista. Já em São José dos Campos, a Igreja Matriz, localizada no marco zero da cidade desde 1831, é um ponto de encontro dos fiéis católicos de toda a região.
“O turismo religioso é uma poderosa ferramenta de valorização da fé, da cultura e do desenvolvimento regional. Com o novo guia e o passaporte da Rota da Luz, reforçamos o compromisso do Governo de São Paulo com a promoção de experiências transformadoras para os visitantes e com o fortalecimento das economias locais”, destaca Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
O lançamento aconteceu durante a ExpoCatólica 2025, realizada entre os dias 3 e 6 de julho, no espaço Pró Magno, na zona norte da capital paulista. Durante o evento, a Setur-SP contará com um estande de 108 m², onde serão realizados atendimentos ao público, promoção dos destinos turísticos do estado e divulgação das principais ações da Secretaria.