Sarney em Morungaba, a Fameb e os Dragões

Durante a celebração dos 75 anos do Colégio Manuel Euclides de Brito, o amigo Marcos Vedovello lembrou de um episódio interessante envolvendo a Fameb - Fanfarra Manuel Euclides de Brito e o ex-presidente José Sarney. Segundo Vedovello, a história foi repassada a ele por Adriano Parodi.
No dia primeiro de outubro de 1987, o presidente José Sarney esteve em visita oficial à Morungaba, para inaugurar a Estação de Telecomunicações de Satélites da Embratel. Sarney e sua comitiva, que contava com a presença do Governador Orestes Quércia e do ministro de Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, chegaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas e vieram para Morungaba em um helicóptero da FAB - Força Aérea Brasileira.
Ao sobrevoar o Estádio “Leonardo Frare”, onde pousaria a aeronave, Sarney observou a Fameb em formação, que havia sido convidada para recepcionar o presidente.
Na época, o uniforme da fanfarra era uma réplica da farda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, também conhecido como Dragões da Independência. Esta unidade do Exército Brasileiro possui uma banda de música que participa de eventos oficiais e desempenha um papel simbólico na segurança e no cerimonial da Presidência da República.
Marcos relembra que Adriano Parodi lhe contou que o presidente Sarney, ainda no helicóptero, comentou: “Não me lembro de ter autorizado a Banda dos Dragões a participar da cerimônia.”
Foi então que alguém explicou ao presidente Sarney que aquela banda, na verdade, era a Fanfarra Manuel Euclides de Brito, de Itatiba, que tinha um uniforme semelhante à guarda da Presidência.
Assim que pousou o helicóptero, a comitiva presidencial foi recebida pelo prefeito de Morungaba, Cláudio Rossi, com a apresentaão da Fameb e seguiu para a solenidade de inauguração da Estação da Embratel.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Jornal de Itatiba 03/10/1987
Fotos: Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Jornal de Itatiba e reproduções do Acervo Foto Parodi
Chegada do Presidente Sarney em Morungaba
Quércia, Sarney, Magalhães com o prefeito Cláudio Rossi
A Fameb com o uniforme que confundiu o presidente