São Paulo vence Fluminense e embala

Por Agência Paulistão
O São Paulo fez bonito no Brasileirão ao ganhar do Fluminense, por 3 a 1, no MorumBis, neste domingo, garantindo o terceiro triunfo consecutivo. O time paulista dominou as ações, principalmente no primeiro tempo, e aproveitou vacilos da defesa carioca para construir o resultado positivo diante de sua torcida.
O embate poderia ter sido mais tranquilo se o São Paulo não tivesse desperdiçado um pênalti, o que animou os visitantes a pressionarem em busca do empate na reta final. Os gols dos mandantes foram marcados por Arboleda, Ferreira e Tapia, enquanto Samuel Xavier descontou para os cariocas.
Com o resultado, o time paulista fecha a 17ª rodada com 22 pontos, colado no G6. Já o Fluminense amarga a quarta derrota seguida, permanece com 20 pontos e desce para o décimo lugar, se afastando do grupo de cima da tabela do Brasileirão.
As equipes chegaram ao MorumBis separadas por poucos pontos, mas vivendo momentos opostos. O São Paulo, sob o comando de Hernán Crespo, engatou boa sequência e se afastou do Z4. O Fluminense, por sua vez, viu o rendimento despencar após o Mundial de Clubes, acumulando derrotas e saindo do pelotão de frente.
O duelo começou amarrado, com excesso de erros e poucas chances até os 20 minutos. A superioridade paulista ficou evidente aos 23, quando Luciano aproveitou falha adversária, foi ao fundo e cruzou para Arboleda testar firme e abrir o placar. O experiente Thiago Silva demonstrou irritação com a desatenção de seus companheiros no lance.
O Fluminense seguiu apático e viu o São Paulo administrar a vantagem. A situação poderia ter piorado antes do intervalo, mas Fábio defendeu pênalti cobrado por Luciano. Na volta do intervalo, Renato Gaúcho apostou em quatro mudanças e mudou o esquema, dando mais gás ao time carioca, que passou a incomodar a defesa são-paulina.
Apesar da melhora dos visitantes, o São Paulo aproveitou espaço na defesa rival e ampliou com Ferreira, que cabeceou cruzamento de Marcos Antônio aos 13 minutos do segundo tempo. Samuel Xavier ainda acertou belo chute de fora da área e diminuiu para o Fluminense aos 31, mantendo o jogo aberto
O Fluminense pressionou em busca do empate, mas Guga foi desarmado por Ferraresi, que serviu Tapia. O volante disparou do meio-campo e bateu na saída de Fábio, fechando o placar em 3 a 1 para os donos da casa.