São Paulo leva susto, mas elimina Atlético Nacional-COL nos pênaltis e avança
Libertadores da América

Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Por FPF
O São Paulo está nas quartas de final da Libertadores e segue vivo em busca do quarto título do principal do torneio do futebol sul-americano. Depois de ficar no empate por 1 a 1 no tempo regulamentar no estádio do Morumbis, na noite desta terça-feira (19), precisou ir até os pênaltis para levar a melhor em 4 a 3.
Agora, o São Paulo aguarda a definição do próximo adversário nas quartas de final da Libertadores, que sairá do duelo entre LDU-EQU e Botafogo. No jogo de ida, os cariocas venceram por 1 a 0 e jogam nesta quinta pelo empate no Equador.
Precisando do resultado, o São Paulo foi para cima e, empurrado pela torcida que gritava alto nas arquibancadas, conseguiu abrir o placar logo em sua primeira descida ao ataque. Aos dois minutos, depois de um escanteio cobrado na área, Alan Franco desviou e bola sobrou para André Silva completar para o gol.
A partir daí, o time paulista passou a controlar bem a vantagem, mas viu o Atlético Nacional assustar aos 38 minutos. Morelos disparou de fora da área e obrigou Rafael a se esticar inteiro para mandar a bola para fora. Por isso, o primeiro tempo terminou com o São Paulo em vantagem.
Na volta do intervalo, o duelo seguiu equilibrado. Mas, aos 19 minutos, Morelos pediu pênalti após ser derrubado na área. No primeiro momento, o árbitro mandou o jogo seguir, porém foi chamado pelo VAR e precisou revisar o lance, antes de marcar a penalidade. O próprio Morelos foi para a cobrança e não desperdiçou.
Na comemoração, porém, Cardona foi expulso ao levar o segundo amarelo por confusão com Ferraresi e deixou o time colombiano com um a menos. Em vantagem numérica, o São Paulo foi para cima, mas não conseguiu voltar a ficar a frente do placar.
Por isso, a decisão da vaga nas quartas de final foi para os pênaltis. O São Paulo chegou a ficar na frente logo de cara, após Rafael defender a primeira cobrança do Atlético Nacional, porém logo na segunda série desperdiçou e a igualdade seguiu até a quinta cobrança, quando Hinestroza chutou no travessão e Cédric Soares fechou a vitória em 4 a 3.