Salamandra, um dos bichinhos mais velhos do mundo!
Por GB Edições
A salamandra é um bichinho que atiça a imaginação. Na Mitologia, elas são criaturas ligadas ao fogo por isso existe a lenda que a salamandra é imune ao fogo.
Nada disso, a salamandra é um animal que tem suas características próprias, pode ser perigoso para o ser humano, mas merece cuidado e respeito, assim como devemos respeitar toda a natureza.
A salamandra é da ordem dos “caudados”, ou seja, animais que têm cauda, tronco alongado e patas curtas, existem mais de quinhentas espécies de salamandras; elas vivem principalmente na Ásia, América do Norte e Europa. A sua aparência assemelha-se ao lagarto, mas não têm escamas e a pele é bem lisa e quase sem proteção, por isso a salamandra vive em ambientes bem úmidos ou na água.
A salamandra nasce na água, a fêmea deposita seus ovos que aderem às pedras e são cuidados pelo macho. Depois se tornam terrestres, mas algumas espécies permanecem vivendo na água.
Uma curiosidade quanto aos animais caudados, eles têm a capacidade de regenerar os membros e a cauda, se estes forem decepados.
As salamandras são caçadoras e alimentam-se principalmente de minhocas, moluscos, pequenos peixes e insetos. Os seus inimigos naturais são as aves, cobras, tartarugas e peixes grandes. Para escapar, as salamandras vivem escondidas sob pedras e plantas.
Elas vivem sozinhas e na época do acasalamento, produzem uma substância com cheiro característico a fim de atrair os parceiros.
Algumas espécies de salamandras são venenosas e se destacam das demais por causa das cores fortes de sua pele. A salamandra-de-fogo, por exemplo, é preta e amarela e seu veneno queima a pele dos humanos e também a de alguns animais, assim ela mantém os predadores afastados.
Digna de ser lembrada ainda é a salamandra-gigante que é aquática e vive exclusivamente em rios que têm curso rápido. Elas são as maiores que existem atualmente, quando adultas podem atingir 1,8 metros. O seu corpo é achatado a fim de facilitar o refúgio nas fendas rochosas e elas se alimentam de peixes e salamandras menores.
As salamandras são tidas como animais mais antigos do mundo, uma vez que foram encontrados fósseis de 165 milhões de anos na China e na Mongólia.