Robô Autônomo de Combate a Incêndio oferece segurança em emergências

Foto: Roberto Sungi
O Robô Autônomo de Combate a Incêndio é um projeto criado pelos estudantes Lucas Barbosa de Moraes e Henrique Gava Ávila, da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Automação Industrial da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba. O objetivo é sempre chegar ao foco do incêndio, mesmo em lugares de difícil acesso.
“O robô autônomo tem dois modos de operação: o manual, que pode ser controlado por um aplicativo, e o autônomo, no qual ele funciona sozinho”, explica Lucas. “No modo manual, um operador guia o robô até o foco de incêndio e aciona o jato d’água. No modo autônomo, o robô segue automaticamente até o foco de incêndio e realiza a extinção sem necessidade de intervenção humana”, completa Henrique.
A ideia surgiu a partir da disciplina de segurança ambiental do trabalho (SAT), na qual os alunos tiveram contato com casos reais de acidentes industriais. A solução utiliza a plataforma de processamento Arduino, sob orientação do professor Wellington Fernandes Barbosa e coorientação de Anderson Wilker Sanfins.
“Assistimos a vídeos sobre incidentes em indústrias e percebemos a necessidade intervir nos focos iniciais de incêndio, mesmo em locais de difícil acesso. É um projeto que protege vidas e patrimônios”, comentou Lucas, durante a apresentação do projeto na 23ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).