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Por Redação

Retorno das corridas de duplas será a maior atração da Stock Car 2022

Bruno Baptista está otimista por fazer dupla com o seu treinador Alan Hellmeister, que foi o seu coach nos tempos iniciais de monoposto na F4 sul-americana, quando foi campeão sul-americano de F4, com 16 anos e também em dois anos seguidos de corridas na Europa

Por Redação

Foto: Divulgação/Hyset

A principal novidade do Campeonato Brasileiro de Stock Car Pro Series 2022 é o retorno das Corridas de Duplas, que serão realizadas logo na primeira etapa desta temporada, no próximo dia 13 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos. É um dos eventos mais badalados do automobilismo brasileiro por atrair pilotos até das principais categorias do cenário internacional. Também motiva os nacionais, como é o caso, agora, de Alan Hellmeister, de 35 anos, com cinco títulos da Porsche Cup, que será o parceiro de Bruno Baptista, de 24 anos, um dos mais competitivos pilotos da nova geração da Stock. Ele participará da sua 5ª temporada consecutiva na categoria e a dupla com Hellmeister foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (06/01) pelo Team RC, a equipe que coleciona mais títulos na categoria, campeã com seus pilotos por 13 vezes.

“Começar a principal disputa do nosso automobilismo com uma prova de duplas é ainda mais empolgante para qualquer um dos participantes. Imagine, então, para mim e o Team RC, que convidamos um parceiro como o Hellmeister. Ele foi o meu coach desde que passei a correr de monopostos, em 2014, quando conquistei o primeiro título sul-americano de Fórmula 4, em 2014, com 16 anos. Logo depois, continuou me treinando e ensinando os principais truques de pilotagem nas principais categorias de monopostos em que competi na Europa, onde até moramos juntos por dois anos seguidos, em Barcelona”, lembra Bruno, piloto do Team RC, que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.

A abertura do Campeonato Brasileiro da Stock Car terá duas corridas distintas, sendo a primeira com pilotos oficiais da categoria e a segunda com os pilotos convidados, que terão três classificações diferenciadas: Ouro (que já venceram provas de Stock Car); Prata: (que já tiveram participação em edições passadas da própria Corrida de Duplas ou em provas isoladas do campeonato da categoria, com classificação entre os 10 primeiros colocados); e, Bronze (sem participação prévia em provas de Stock Car).

Assim, o regulamento prevê um sistema de equalização de lastro nos carros, onde os da classe Ouro terão que levar 30 kg ao peso mínimo do carro da dupla, os da Prata, 10 kg a mais e os da Bronze não terão lastro. Outra vantagem dos pilotos Bronze é que podem participar de três treinos exclusivos contra 2 dos Prata e apenas 1 dos Ouro.

Alan Hellmeister já foi classificado como piloto Prata e o Toyota Corolla de Bruno Baptista terá que carregar 10 kg a mais de lastro, conforme explica Marcel Campos, chefe de equipe do Team RC:

“A gente vai com o Alan Hellmeister, um piloto experiente que conhecemos por bom tempo e que tem se mostrado muito rápido em outras categorias. Além disso, temos um excelente entrosamento com ele, o Bruno também tem e sabemos que irá corresponder. O Alan, que já correu de Stock, terá dois treInos de 30 minutos para se adaptar ao nosso Toyota Corolla. A nossa única desvantagem será o peso extra. Já o Bruno, como piloto oficial da Stock e inscrito no campeonato, terá apenas 30 minutos de treino no sábado, antes da classificação oficial para o grid de largada, com o mesmo esquema de Q1 (com todos os participantes) Q2 (com os 15 melhores do Q1) e Q3 (com os seis mais rápidos do Q2).

Desta vez, os pilotos convidados não participarão de classificação, ao contrário do que ocorreu na última Corrida de Duplas, há quatro anos atrás”, explica o chefe do Team RC.

A vitória da Corrida de Duplas da Stock Car em 2018, também realizada em Interlagos, foi da dupla do Team RC, formada por Daniel Serra e João Paulo de Oliveira. A equipe paranaense de Rosinei Campos, o “Meinha” e do seu filho Marcel também ganhou a prova de 2015, com Ricardo Mauricio e Bedu Girolami.

Bruno Baptista participou da corrida de Duplas, em 2018, tendo como parceiro Nonô Figueiredo.

“Foi uma disputa sob muita chuva e acredito que só não ficamos entre os primeiros, no final, porque um pneu furado na minha tocada nos obrigou até a abandonar. Mas este ano, eu e o Alan temos tudo para conseguir um bom resultado”, adianta Bruno.

As duas corridas de domingo terão 30 minutos de duração, cada uma, mais uma volta, da mesma forma do que uma etapa normal do ano passado e das próximas desta temporada, quando são disputadas apenas por um parttcipante oficial.

Com a obrigatória troca de pilotos após a primeira corrida, os carros, desta vez, farão uma rápida parada no grid de largada, que terá também posicionamento invertido entre os 10 primeiros lugares.

A contagem de pontos da pole-position (2) e da classificação dos 20 primeiros colocados da primeira corrida será idêntica à atual, valendo 30 pontos a vitória. Já a segunda, de pilotos convidados, a vitória somará 12 pontos para o piloto oficial do carro, ou seja, a metade dos 24 pontos que leva o vencedor de uma segunda prova tradicional. Além disso, em vez dos 20 concorrentes que costumam somar pontos, a segunda corrida de Duplas com convidados premiará somente os 12 primeiros colocados com pontos, conforme revela o companheiro de Bruno Baptista.

“É claro que vou torcer muito por uma boa atuação do competitivo e arrojado parceiro Bruno, para me deixar entre os 10 primeiros do grid de largada da segunda corrida. Apesar de valer a metade dos pontos de uma segunda prova normal, a minha vontade é a de conseguir, pelo menos, um pódio para ajudar ele na classificação final desta primeira etapa”, finaliza Alan Hellmeister.

O treinos oficiais de sábado serão transmitidos, ao vivo, pela SportTV2 e as corridas de domingo pela Band e a SportTV2. Vale ressaltar ainda que nas duas Corridas de Duplas desta primeira etapa terá também parada na área dos boxes para troca obrigatória de um dos pneus. Para os treinos extra-oficiais, classificação e as corridas, cada carro terá à sua disposição de uso 12 pneus novos Lacre 2022 e 10 pneus usados Lacre 2021.

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