Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Entretenimento
Por Roberto

Resgate da Cidadania é o novo livro de Ruy Altenfelder

Lançamento da SESI-SP Editora, coletânea reúne artigos publicados pelo autor

Por Roberto

No livro Resgate da cidadania, lançado pela SESI-SP Editora, Ruy Martins Altenfelder da Silva reúne mais de vinte artigos que tratam de temas essenciais ao interesse nacional.  

O autor aborda com detalhes assuntos como políticas públicas, constituição brasileira, relevância das Santas Casas, ética, valorização da educação e de iniciativas como a da Lei da Aprendizagem, geração de emprego e comunicação como estratégia para o sucesso empresarial. 

No Prefácio, o jurista, advogado, professor e escritor Ives Gandra da Silva Martins destaca que “Ruy é um patriota, no verdadeiro conteúdo ôntico da expressão. Escreve para levar suas ideias a outros, mas, principalmente, para auxiliar o país a refletir sobre os destinos que pretende seguir”.  

Nesse exercício de reflexão, o autor afirma que combater os excessos burocráticos é imprescindível para o desenvolvimento do país. E acrescenta: “a burocracia excessiva promove exclusão social e econômica, na medida em que a maioria dos brasileiros não conhece nem metade das formalidades que deve cumprir. Ela está na raiz da negação de acesso aos direitos mais básicos”.

Ruy indica, ainda, que “os princípios éticos são fundamentos importantes para nortear as ações das pessoas num país que se pretenda, verdadeiramente, democrático e justo”. Para tanto, o autor reforça a necessidade de o Brasil contar com estadistas que pensem nas próximas gerações e assumam posições claras e éticas.   

Sobre a Constituição Brasileira de 1988, Ruy enfatiza que “os governantes têm o dever de zelar pela observância da ética pública, enquanto os cidadãos têm o direito de exigir e reclamar dos governantes os deveres da ética privada (conteúdos e condutas)”, declara Ruy em um dos trechos da obra.  

Os artigos que integram o livro Resgate da cidadania foram escritos e publicados entre 2018 e 2020, em jornais como O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense, e proporcionam uma leitura objetiva e concisa, em que Ruy permite ao leitor conhecer sem subterfúgios seu pensamento sobre cada assunto. “Os leitores deste livro de Ruy, uma vez mais, comprovarão essa procura incessante de veredas que possam levar o país a um futuro melhor para as futuras gerações”, comenta Ives Gandra da Silva Martins, ao assinar o Prefácio do livro.  

SERVIÇO:

FICHA TÉCNICA  

Título: Resgate da cidadania – Coletânea de artigos 

Autor: Ruy Martins Altenfelder da Silva 

Editora: SESI-SP Editora 

Ano: 2020 | LANÇAMENTO 

Páginas: 112 

 

SOBRE O AUTOR

Ruy Martins Altenfelder da Silva nasceu em 16 de abril de 1939, na cidade doRecife (PE). Formou-se em direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1962. Concluiu o Curso Intensivo de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) em 1972.  

Foi sócio do Escritório de Advocacia do Professor Fernando Rudge Leite. Em 1965, ingressou no Grupo Industrial Santista, integrando o seu Departamento Jurídico, dirigido pelo Professor Egon Felix Gottschalk. Foi corresponsável pela orientação jurídica das empresas do grupo, notadamente nas áreas do Direito Civil, Comercial, Tributário e Contábil-Fiscal, Administrativo, Trabalhista e Internacional Privado. Nesse período, assistiu o Professor Ruy Barbosa Nogueira, na Faculdade Paulista de Direito, dando aulas práticas de Direito Tributário.  

Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão do Governador Geraldo Alckmin, em 2002-2003.  

É o atual Presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ).  

Também é o Presidente Emérito do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e foi Presidente voluntário de seu Conselho de Administração SP e Nacional da entidade por dois mandatos (6 anos). 

Preside o Conselho Superior de Estudos Avançados do Instituto Roberto Simonsen da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (IRS/FIESP). É vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo do Instituto Roberto Simonsen, tendo sido seu Presidente.  

Foi Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), e atualmente é membro de seu Conselho Consultivo.  

Integra o Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô) e o Comitê de Auditoria da CETESB. É membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina e do Conselho da Fundação Péter Murányi.  

É membro do Conselho de Ética da Presidência da República e irmão Protetor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tendo sido membro da mesa administrativa e exercido a Provedoria da Instituição.  

Tornou-se membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo.  

Associado e fundador da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP) e membro remido do Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo (IASP) e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Presidiu o Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Fórum Euro Latino-Americano. Foi Presidente do Instituto Brasileiro do Fosfato (Ibrafos) e da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).  

Foi Superintendente, Conselheiro e atualmente Curador dos Prêmios da Fundação Bunge.  

Recebeu, além da láurea Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial (Aberje 2010), as seguintes: Ordem do Rio Branco (Presidência da República), Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (Tribunal Superior do Trabalho), Zumbi dos Palmares (Fundação Zumbi dos Palmares), Visconde de Porto Seguro (Fundação Visconde de Porto Seguro), Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (Instituto Histórico e Geográfico de Sorocaba). 

Foi responsável pelo programa Diálogo Nacional, exibido semanalmente desde 1998, transmitido pelas operadoras Net e TVA e pela internet (www.dialogonacional.com.br).  

É autor dos livros Cenários de esperança, O pressuposto da ética, Repensando o Brasil: ética para todos e Saúde, educação e família e coautor dos livros Princípios constitucionais relevantes; Direito, economia e política; Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin e Impeachment: instrumento da democracia. 

Atualmente, é colaborador dos principais jornais brasileiros e de revistas especializadas em assuntos jurídicos e sociais. 

 

SESI-SP EDITORA 

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (impresso, e-book e audiobook), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral. Acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições: são onze Jabutis, quatro HQ Mix, três Selos Cátedra 10 da Unesco, entre outros. Em 2019, as obras Se eu abrir esta porta agora..., Romeu e Julieta e Fractais tropicais foram vencedoras do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que, durante os últimos anos, também concedeu a mais de 40 livros do catálogo da SESI-SP Editora o Selo Altamente Recomendável. Conheça nossas publicações: www.sesispeditora.com.br.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi