Reforços em saúde e segurança garantiram bem-estar e conforto para público na Festa de São Pedro

Foto: Divulgação PMI
Saúde e segurança foram destaques nesta edição da Festa de São Pedro, a 27.a. No sábado e no domingo (19 e 20), os visitantes puderam contar com serviços da Secretaria de Saúde, com vacinação e realização de exames gratuitos no Parque Luís Latorre.
Pelo Julho Amarelo, a campanha do mês para conscientização sobre as hepatites virais - que conta com com apoio do Rotary Club de Itatiba - o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 101 testes rápidos, sendo que um, feito em moradora de outro município, positivou para hepatite C.
Para aumentar a cobertura, teve vacina contra a gripe e contra o HPV. “Foram aplicadas 144 doses contra o vírus Influenza e três doses da vacina contra HPV. O resultado foi bom, mas pode melhorar. Muitos adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não tomaram nenhuma dose contra o HPV e podem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 16h; Quanto antes, melhor”, incentiva a enfermeira Cláudia Santos Silva, da Central de Imunização municipal.
O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira, também fez um balanço bastante positivo do setor na Festa. “É um ambiente controlado, com apenas uma entrada, com vistoria de bolsas, detector de metais e presença massiva da Guarda Municipal, com efetivo grande no apoio interno da Festa e da equipe terceirizada e também com viaturas e rondas a pé em todo o recinto, além de rondas com motocicleta inclusive no estacionamento, para garantir maior segurança.
O esquema contou com a Polícia Militar na parte externa e o trabalho de vários setores; tivemos a Defesa Civil, o Resgate Municipal da Secretaria de Saúde, também pensando na segurança e bem-estar do cidadão, e o Departamento de Mobilidade e Trânsito, todos integrados através de sistema de rádio e que conseguiram proporcionar sensação de segurança e tranquilidade para esta Festa que foi maravilhosa”, avaliou o secretário.
Além de estacionamento gratuito, os visitantes também puderam contar com linha especial do transporte circular na ida e volta do Parque Luís Latorre pela empresa Transporte Coletivo de Itatiba (TCI), auxiliando na mobilidade e fluidez do trânsito para acessar e para sair da Festa.