PUC-Campinas e Secretaria de Cultura e Turismo lançam projeto sobre as 7 Maravilhas de Campinas
Estudantes de Design Digital criarão peças de comunicação para valorizar os principais cartões-postais de Campinas

Foto: Firmino Piton
A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) firmaram, nesta quinta-feira, 18 de setembro, a segunda edição da parceria com o curso de Design Digital. Após o trabalho realizado em 2024 com foco nos museus da cidade, neste ano a iniciativa terá como tema as 7 Maravilhas de Campinas: Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), Jóquei Clube, Mercado Municipal, Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Torre do Castelo.
Sobre o projeto
O projeto faz parte da proposta “Treino do olhar e processos criativos do design a partir dos estudos culturais, fotográficos e de edição de imagem”, que envolve estudantes e professores da graduação de Design Digital. A iniciativa busca unir teoria e prática, incentivando os alunos a desenvolverem peças de comunicação voltadas para esses ícones do patrimônio cultural e turístico da cidade.
A cada grupo de três a quatro estudantes será destinado um dos sete locais. Os alunos deverão visitar os espaços pelo menos três vezes para fotografar, investigar, analisar e relatar, resultando na criação de cartazes conceituais, infográficos explicativos e carrosséis de imagens para redes sociais.
Estímulo à criatividade
Segundo o professor da PUC-Campinas, Paulo Kielwagen, responsável pela condução do projeto, a atividade busca “treinar o olhar” e estimular processos criativos a partir da observação da arte e da cultura. “O aprender a observar torna os alunos muito melhores. É um exercício que une pesquisa, análise, conceito e desenvolvimento a partir dos métodos de design e construção da imagem”, afirma.
O coordenador do curso de Design Digital, Tomas Sniker, destacou que a iniciativa une os Projetos Integradores da universidade, que estruturam a formação acadêmica a partir de experiências práticas conectadas à sociedade.
“A parceria realizada no ano passado para a divulgação dos museus de Campinas foi muito importante, pois ampliou a visibilidade dessas instituições e aproximou ainda mais a comunidade dos espaços culturais da cidade”, explica Adriana Barão, assessora técnica da Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ao comentar sobre como a parceria foi positiva para os museus em 2024.
Presente para Campinas
“As Sete Maravilhas já fazem parte da identidade das pessoas. As pessoas reconhecem e isso é muito importante. Atualmente, temos passeios no Departamento de Turismo para que os moradores e visitantes possam conhecer mais sobre a história destes locais. São espaços que as pessoas admiram e que contam informações sobre a cidade”, explica o diretor do Departamento de Turismo de Campinas, Eros Vizel.
“A comunicação evoluiu e é muito importante ter esse olhar para a cidade. No ano passado, fizemos essa parceria com a PUC para promover os museus de Campinas e foi uma experiência importante. Neste ano, focaremos nas Sete Maravilhas e acredito que os estudantes terão muito aprendizado porque são prédios e locais importantes e que recebem muitas pessoas diariamente”, conta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ao celebrar a parceria.