Prova de Fraldinhas JI: Professor Juninho Parodi dá dicas e orientações para as crianças participantes

Foto: Carlinhos Fontana
Já está tudo pronto para a realização da 28ª edição da Prova de Fraldinhas JI, competição promovida pelo JORNAL DE ITATIBA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itatiba. Neste ano, nada menos que 2.256 crianças foram inscritas e estão devidamente credenciadas para participar da competição que será no domingo, dia 21, na pista de Atletismo do Parque Ferraz Costa, a partir das 7h30.
As largadas estão previstas a partir das 8h. A corrida é voltada a crianças de 3 a 12 anos, divididas por idade e cor de identificação: 3 e 4 anos (2021-2022) – 50m – Verde; 5 e 6 anos (2019-2020) – 50m – Amarelo; 7 e 8 anos (2017-2018) – 75m – Azul; 9 a 12 anos (2014-2016) – 100m – Branco.
PATROCÍNIOS
A 28ª edição da mais tradicional prova de atletismo da cidade conta também com o importante apoio de empresas da iniciativa privada que ajudam a abrilhantar ainda mais esse que é o encontro da Família Itatibense.
Nesta edição, a prova ganhou a parceria do Supermercados Covabra, Duello Incorporadora, Palladino Gás, Unimed Os Bandeirantes, Dry All Center, Amarelinha Tintas, Açaizinho, Playit e Madame Garment.
DICAS E ORIENTAÇÕES
A reportagem esportiva do JI conversou com com Juninho Parodi que, além de professor de Educação Física, também é o diretor-geral da Prova de Fraldinhas JI, para pedir dicas e orientações aos pais, responsáveis e também às crianças participantes, além da expectativa da direção da corrida para mais esta edição do tradicional evento.
Confira o bate-papo:
JI: Como diretor da Prova de Fraldinhas JI, você diria que está tudo pronto para mais esta edição desse tradicional evento na cidade?
JUNINHO: Está sim, a pista de Atletismo está em ordem tudo dentro do planejado e esperamos que no domingo seja mais um dia de muito sucesso nesta festa com mais de duas mil crianças e uma expectativa de um evento para cerca de dez mil pessoas pelo menos.
JI: Qual é a expectativa do tempo de duração da prova este ano já que são mais de 2.200 crianças inscritas para participar?
JUNINHO: Em média a totalidade das provas têm a duração de duas horas no máximo, então, se começarmos por volta das 8h30 acredito que até 10h30 estaremos encerrando tudo e esperamos um dia maravilhoso já atentos também a previsão do tempo.
JI: Qual a dica que você daria aos pais com relação ao horário de chegada, estacionamento, enfim, qual é a melhor forma para que tudo saia a contento dos participantes e seus familiares?
JUNINHO: É importante que os pais e responsáveis antes da prova verificarem a questão da inscrição, ao número que a criança irá correr, horários das provas, todo esse trabalho deve ser feito com antecedência para que haja tempo suficiente em caso de necessidade de correção. Já no dia é importante chegar com quarenta minutos, meia hora antes para sanar possíveis dúvidas. Caso chegue em atraso a criança irá participar, contudo, em outra categoria e vai sim receber sua premiação de participação.
Como professor e educador físico, nestes dias que antecedem a Prova de Fraldinhas JI, é necessário algum tipo de cuidado especial para as crianças que vão participar?
JUNINHO: É importante lembrar que fazemos essa atividade da corrida como um esporte recreativo já que inicialmente gostamos para depois virarmos atletas. Durante essa semana é importante não forçar nada. Seria legal um dia antes os pais levarem as crianças para conhecer o local, são trechos curtos, portanto, só esse reconhecimento é suficiente.
JI: Normalmente o calor nessa época do ano deve ter atenção redobrada dos pais e responsáveis com relação às crianças, qual seria a melhor orientação?
JUNINHO: A prova de Fraldinhas sempre forneceu águas às crianças participantes, contudo, também é importante os pais e responsáveis orientar elas a estarem com suas garrafinhas com água. Não é só o calor, nessa época do ano estamos com a umidade do ar muito baixa e isso é ainda pior que o próprio clima quente. É muito importante se hidratar um pouco antes da prova e principalmente depois dela para que não ocorra nenhum problema.
JI: Com relação à alimentação, existe alguma orientação mais específica?
JUNINHO: Com relação à alimentação é fazer o que já está acostumado. Se toma seu café da manhã que seja de forma leve, se for fruta melhor. O que não é aconselhável é, por exemplo, nunca comeu uma barrinha energética e come por conta da prova isso pode não cair bem, pode dar uma dor de barriga e acaba atrapalhando na hora da corrida. Seja o mais natural possível.
JI: Finalizando, qual sua expectativa para mais este encontro com a Família Itatibense mais uma vez através do Esporte?
JUNINHO: Espero que as famílias estejam lá no domingo prestigiando, assim como professores de Educação Física, os coordenadores e responsáveis das escolas participantes, porque esse evento, além de ser esportivo, é um evento de confraternização. Poucos são os eventos ao qual temos mais de duzentas pessoas trabalhando efetiva e gratuitamente em prol do sucesso da prova. É uma parceria entre todos voltados ao sucesso e pra nós isso é uma verdadeira festa e é por isso que estamos em nosso 28º ano e não é qualquer evento seja esportivo ou não que atinja essa durabilidade toda. É uma confraternização da família e sabemos o quanto é marcante às crianças esse apoio dos pais, avós, tios e responsáveis e, para nós da direção do evento é motivo de muito orgulho saber que cada vez mais a cidade ganha em qualidade de vida, em educação e em esportes.