Primeiro Festival Literário de Itatiba celebra autores e promove encontros
Uma das atrações será a palestra “Nos Bastidores da Criação Literária: As Histórias por Trás dos Livros”, ministrada pelo professor e escritor Anderson Novelo (foto), autor de mais de dez obras infantis

Foto: Divulgação
O Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso será palco, nos dias 18 e 19 de outubro, do 1º Festival Literário de Itatiba – Felitiba, iniciativa que marca um novo capítulo na cena cultural da cidade. O evento é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Cultura, e contará com dois dias de programação gratuita, voltada a leitores, escritores, educadores e famílias inteiras.
Idealizado pela produtora cultural Gisele Moreira, o Felitiba nasce com o propósito de aproximar autores e público, celebrando a literatura de forma viva e participativa. “Estamos com o coração acelerado e muito empolgados. É um festival feito por uma equipe pequena, mas movida por amor à cultura”, contou Gisele, em entrevista ao programa Alô Notícias.
Com mais de 40 escritores confirmados, o evento reunirá nomes locais e de outras cidades da região e do estado, que participarão de mesas de debate, sessões de autógrafos, contações de histórias e oficinas.
A escolha do Paço Municipal, localizado na Praça da 15 de Novembro, foi pensada também pela facilidade de acesso, já que o local fica próximo ao terminal de ônibus e é um dos pontos históricos mais simbólicos de Itatiba.
Programação de sábado
A abertura oficial será às 9h, com recepção ao público e início das atividades. Às 10h30, haverá contação de histórias com Andresa Maurício, seguida, até o meio-dia, da palestra “Nos Bastidores da Criação Literária: As Histórias por Trás dos Livros”, ministrada pelo professor e escritor Anderson Novelo, autor de mais de dez obras infantis.
À tarde, o público infantil terá destaque: às 14h, acontece um encontro com o autor e contador de histórias Jorel, e às 14h30, a mesa de literatura infantil com participação de Jorel, Raquel Reis e mediação de Andresa Maurício.
Encerrando o dia, às 16h, uma nova sessão de contação de histórias promete encantar crianças e famílias.
Programação de domingo
O domingo abre com a palestra “O Mercado Editorial Brasileiro”, às 9h, conduzida por Eduardo Lacerda, editor da Patuá, uma das principais editoras independentes do país. Na sequência, das 10h às 10h30, ocorre o pitching com editores, momento em que autores poderão apresentar seus projetos literários a três editoras, com chance real de publicação. Às 10h30, a mesa “Literatura de Autoria Feminina” reunirá Vanessa Passos, Helena Araújo e Camila Souza, com mediação de Priscila Gunutsman, também editora da Patuá.
O encerramento será ao meio-dia, com o lançamento da coletânea “Vozes da Colina”, reunindo autores de Itatiba, e entrega de troféus aos vencedores por categoria.