Poeta Thiago de Mello Cidadão Itatibense

Em outubro de 1996, o vereador de Itatiba, Ocimar Rabechi, apresentou um projeto de Decreto Legislativo conferindo o Título de Cidadão Itatibense ao poeta Thiago de Mello. O decreto foi aprovado em 25/10/1996.
O Título foi entregue em uma sessão solene realizada no Salão Nobre da Universidade São Francisco em 15 de maio de 1997, já na legislatura seguinte.
O evento contou com a presença do prefeito Adilson Franco Penteado, do presidente da Câmara, Roberto Penteado, do Reitor da Universidade São Francisco, Frei Constâncio Nogara de vereadores e do poeta Thiago de Mello e sua esposa Maria Aparecida Gori Maia.
Na sua fala Thiago se lembrou do nosso primeiro encontro em São Paulo e depois já em Itatiba, na casa de minha avó, Antonia Rampazzo Parodi. Lembrou e saudou a memória de José Ângelo Gori, responsável pelo atendimento da Biblioteca Municipal de Itatiba, reverenciando o respeito e carinho que tinha, especialmente, com os jovens estudantes de Itatiba.
O vereador Ocimar João Rabechi destacou o apoio e o carinho que o poeta tinha com a cultura e a preservação do patrimônio histórico de Itatiba e a sua dedicação às entidades culturais e assistenciais de nossa cidade como o Lar Itatibense da Criança, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Os Seresteiros e tantos outros.
No próximo ano, em março de 2026, estaremos celebrando o centenário de nascimento do poeta Thiago de Mello, que nos deixou em janeiro de 2022.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Arquivo Histórico do Arquivo Público Municipal de Itatiba
Fotos: Acervo Foto Parodi
O poeta Thiago de Mello discursa no Salão Nobre da Universidade São Francisco em 1997
Thiago recebendo o título do vereador Ocimar Rabechi
O título de Cidadão Itatibense do poeta Thiago de Mello