Planetário Municipal Dito Rela começa 2026 com programação especial
Foto: Divulgação / PMI
O Planetário Municipal Prof. Benedito Rela, ligado à Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, inicia 2026 com uma programação especial de férias voltada a crianças, jovens e adultos. As atividades começam nesta quinta-feira (08/01) e seguem até 1º de fevereiro, com sessões gratuitas realizadas no espaço localizado dentro do Parque Ferraz Costa.
Ao todo, serão quatro sessões semanais, sempre às quintas-feiras e aos domingos. Uma delas é indicada especialmente ao público infantil, enquanto as demais atendem jovens e adultos interessados em astronomia e ciências do espaço. Todas as apresentações são gratuitas e têm vagas limitadas.
Sessões às quintas-feiras
Nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, o Planetário oferece duas sessões por noite. Às 16h30, acontece a apresentação “Gigantes no Céu 2”, voltada ao público infantil e jovem. A sessão explora o céu típico do verão brasileiro, destacando constelações e estrelas visíveis nesta época do ano, além de simular uma viagem espacial até Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar.
Já às 19h30, a sessão “Impacto” aborda temas como a origem e a evolução do Sistema Solar, a formação do Sol, planetas, cometas e asteroides, além de discutir a vida na Terra e os impactos e colisões que ocorreram — e que ainda podem ocorrer — no ambiente espacial.
Sessões aos domingos
Aos domingos, nos dias 11, 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, o público conta com mais duas opções de sessões. Às 16h, a apresentação “O Céu do Verão” mostra as principais constelações, estrelas e planetas visíveis nesta estação, além de objetos celestes que podem ser observados com telescópios, como nebulosas e aglomerados de estrelas.
Na sequência, às 17h30, o Planetário reapresenta a sessão “Impacto”, a mesma exibida nas noites de quinta-feira.
As sessões são abertas ao público, com preenchimento das vagas por ordem de chegada — até 47 participantes por apresentação, com público mínimo de quatro pessoas. Podem participar pessoas a partir de 3 anos de idade; menores de 14 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis. A entrada é liberada cerca de 15 minutos antes do início, sendo proibido o acesso após o começo da sessão.
Cursos de férias
Além das sessões, a programação de férias inclui o Curso de Férias – Astronomia para Crianças, destinado a participantes de 9 a 13 anos. O curso aborda conceitos básicos de astronomia com linguagem simples e acessível, combinando aulas práticas no Planetário e demonstrações com aplicativos educativos.
As atividades serão realizadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, das 14h às 16h. As vagas são limitadas a 40 participantes. As inscrições devem ser feitas presencialmente, a partir de 13 de janeiro, na Estação Ciências, localizada ao lado do Planetário, no Parque Ferraz Costa.
Mais de duas décadas de história
Com mais de 20 anos de funcionamento, o Planetário de Itatiba já recebeu mais de 200 mil visitantes desde sua inauguração, em 7 de novembro de 2003. Em 2023, o espaço passou por uma revitalização em comemoração aos 20 anos, com investimento de quase R$ 200 mil, que incluiu melhorias estruturais, modernização do sistema audiovisual com projeção 4K e recursos de acessibilidade.
Além da programação de férias, o Planetário realiza sessões de terça a sexta-feira para excursões escolares e promove, em ocasiões especiais, observações astronômicas a céu aberto com telescópios. Os agendamentos para escolas podem ser feitos pelo telefone (11) 4594-2719.