Planetário de Itatiba promove observação gratuita da Lua nos dias 22 e 23
Foto: Divulgação
O Planetário Municipal Prof. Benedito Rela, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, realiza na próxima terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de setembro, mais uma edição da Observação da Lua. A atividade permitirá que o público observe de perto o satélite natural da Terra por meio de diferentes telescópios.
A programação será realizada das 19h às 21h30, na pista de atletismo do Parque Ferraz Costa, onde está instalado o Planetário Municipal. A participação é gratuita e não exige inscrição prévia. Para organizar o atendimento, serão distribuídas senhas por ordem de chegada a partir das 18h30.
Segundo o astrônomo e professor Carlos Mariano, responsável pelo Planetário, nas edições anteriores os participantes puderam visualizar detalhes da superfície lunar, como crateras e montanhas. “Nas edições anteriores, vários participantes tiveram a oportunidade de visualizar diversos detalhes na superfície da Lua, como crateras, montanhas e outras características típicas da superfície lunar”, destaca.
Esta será a segunda edição da Observação da Lua promovida pelo Planetário em 2026. A primeira ocorreu em maio. A iniciativa busca ampliar o contato da população com a Astronomia e, ao mesmo tempo, proporcionar uma atividade de lazer, conhecimento e divulgação científica de maneira acessível e dinâmica.
A realização, entretanto, depende das condições meteorológicas. De acordo com Carlos Mariano, é necessário que o céu ofereça condições adequadas para a utilização dos telescópios. “Vamos torcer para que o céu esteja bem limpo, pois na hipótese de céu totalmente fechado e chuvoso, esse evento será automaticamente cancelado”, explica.
Astronomia e Educação
Inaugurado em 7 de novembro de 2003, o Planetário Municipal Prof. Benedito Rela já recebeu mais de 200 mil visitantes. De terça a sexta-feira, o espaço mantém sessões destinadas a excursões escolares e, em ocasiões especiais, promove observações do céu com telescópios.
No final de 2023, o Planetário concluiu a transição para o sistema de projeção digital 4K, modernização que ampliou a capacidade imersiva das sessões e fortaleceu seu papel como ferramenta pedagógica. A estrutura auxilia estudantes e professores na compreensão de conceitos de Astronomia por meio de experiências visuais e práticas.
As excursões escolares ao Planetário podem ser agendadas pelo telefone (11) 4594-2719.