Pilotos do Kartódromo San Marino conquistam destaque mundial na ROK Cup SuperFinal 2025, na Itália
Cristiano Mantovani foi o campeão na categoria Expert ROK Plus e André Cortado conquistou o 5º lugar na mesma categoria

Pilotos baseados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), mostraram sua força no cenário internacional ao conquistar resultados expressivos na 23ª edição da ROK Cup SuperFinal, realizada entre os dias 14 e 18 de outubro no South Garda Karting, em Lonato, na Itália. Representando o Brasil na categoria Expert ROK Plus, Cristiano Mantovani sagrou-se campeão mundial, enquanto André Cortado garantiu um excelente 5º lugar na mesma categoria. Ambos competem regularmente nos regionais Fanatici Kart e no Campeonato San Marino, única competição regional federada à Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp).
O mundial reuniu mais de 300 competidores de 44 países e foi composto por cinco classificatórias de 10 voltas com pontuação somada, para definir o grid da grande final: uma corrida de 20 voltas, na qual quem tem menos pontos larga na frente.
Os dois pilotos começaram a semana treinando para conhecer a pista, acertar o chassi e passar motor e carburador. Na quarta-feira (15), ambos iniciaram as disputas nas corridas classificatórias.
Cristiano Mantovani teve desempenho consistente: após largar em oitavo na tomada de tempo, avançou progressivamente até chegar à segunda posição, mas sofreu uma penalização na quinta classificatória, por queima de largada. Na final, largou em segundo, depois caiu para quinto e foi recuperando posições com ritmo forte e estratégia, até cruzar em segundo lugar na bandeirada. Por fim, com a penalização do líder após a corrida final, conquistou o título mundial na Expert ROK Plus, seguido pelos italianos Tino Donadei e Marco Beretta.
“Aprendemos muito ao longo da semana e nas classificatórias. A final foi intensa, estratégica e técnica, com um trabalho impecável da equipe KGT e do piloto André Nicastro, que me deu suporte nos acertos e na tocada. Foi muito legal!”, resume Mantovani.
Na tomada de tempo da mesma categoria, Cortado largou na 6ª posição e manteve-se constante nas três primeiras provas classificatórias, entre o 6º e o 5º lugar, chegando em 4º na quarta corrida. Na quinta prova, vinha em sua melhor performance, sustentando a terceira posição e disputando o pódio, quando acabou sendo empurrado na última volta e capotou no fim da reta. Mesmo com o incidente, ele conseguiu participar da final e se manter na posição até o fim da corrida.“Consegui largar em quinto, garantindo a posição até o fim da prova e terminando entre os cinco melhores do mundo na categoria. Fiquei muito feliz com o resultado!”, enfatiza.
E a conquista dos dois pilotos é motivo de orgulho para todos que frequentam o Kartódromo Internacional San Marino, segundo o gestor administrativo Paulo Maso . “Eles representam o alto nível técnico e o comprometimento dos pilotos que treinam e competem aqui. Nossa pista oferece diversas possibilidades de traçado, o que contribui para o aperfeiçoamento e a consolidação do talento de muitos deles, preparando-os para desafios nacionais e internacionais”, destaca Maso.
Além de Mantovani e Cortado, o piloto Diogo Mazon também representou o Brasil no mundial, pela categoria Senior ROK. Todos são integrantes de equipes de Paulínia, consolidando o San Marino como um dos principais pólos de formação e desempenho do kartismo brasileiro.
Foto: Acervo pessoal