Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Esportes
Por Redação

Piloto de Campinas estreia na Império Endurance Brasil 2021 em maio

A organização do campeonato divulgou novo calendário na segunda quinzena de março, por conta do agravamento da pandemia de Covid-19

Por Redação

Foto: Divulgação

O piloto campineiro João Pedro Maia, de 16 anos, vive a expectativa de fazer sua estreia em competição de longa duração, na temporada 2021 da Império Endurance Brasil, no dia 1º de maio, em Goiânia. O novo calendário da modalidade foi divulgado na segunda quinzena de março, a partir do agravamento da pandemia de Covid-19, já que primeira etapa do campeonato havia sido agendada inicialmente para 3 de abril.

Maia fará dupla com o piloto Tiel Andrade na equipe MC Tubarão, que acumula vitórias e títulos na carreira e é filho de Carlos de Andrade - fundador da equipe e um dos maiores nomes do automobilismo no Rio Grande do Sul e no País.

João Maia considera positivo o primeiro teste realizado na categoria, antes da pandemia. “A gente foi muito rápido no treino, treinamos muito, eu dei muitas voltas na pista e o carro é muito potente, bem rápido mesmo. Também passei jogos de pneus, andei com três tipos diferentes, foi muito bom”, avalia.

Segundo o piloto, o equilíbrio emocional necessário para que possa se manter física, mental e tecnicamente durante a pandemia ele mesmo aprendeu a desenvolver, já que, inevitavelmente, os pilotos ficam bem menos tempo na pista do que gostariam.

“Acho que é muito particular: ando treinando forte na academia, para manter minha forma física, estudando online, andando de kart, mas, acredito que consigo manter a calma necessária para lidar com esses tempos difíceis sozinho, pois tudo o que faço acaba me ajudando muito”, destaca.

Quando da divulgação da alteração no calendário da Império Endurance Brasil, a organização informou, por meio do site oficial da competição, que optou por incluir uma nova etapa em substituição à prova que seria realizada em abril, marcada para dia 3 de julho. Sem do assim, as oito etapas do campeonato estão mantidas.

Segundo o presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, Henrique Assunção, a medida foi tomada “em conformidade com as políticas de saúde e com o objetivo de preservar a saúde de todas as pessoas envolvidas no evento”.

 

Currículo

Apesar da pouca experiência em campeonatos de longa duração, Maia é campeão Sul-Americano e Sul-Brasileiro de kart 2018. Em 2019, foi campeão na Fórmula Vee tanto na classificação geral quanto no campeonato paulista e na Júnior (para pilotos de até 19 anos). O campineiro ainda fechou a vitoriosa temporada de 2019 conquistando o troféu Capacete de Ouro na categoria Formação de Pilotos, maior premiação para atletas do automobilismo nacional.

 

Calendário – Império Endurance Brasil 2021 (CBA)

 

1º de maio – Autódromo Internacional de Goiânia (GO) – 1ª etapa

5 de junho – Curitiba (PR) – 2ª etapa

3 de julho – local a definir – 3ª etapa

7 de agosto – Autódromo de Interlagos (SP) – 4ª etapa

4 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS) – 5ª etapa

2 de outubro – Autódromo Velopark (RS) – 6ª etapa

27 de novembro – local a definir – 7ª etapa

18 de dezembro –  local a definir – 8ª etapa

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi