Peça teatral infantil gratuita com texto de Juca Kfouri vem a Itatiba no dia 25

Foto: Divulgação
A Agenda Cultural de Maio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba traz no dia 25 de maio a peça teatral infantil O Passe e o Gol. A peça é uma adaptação do livro de Juca Kfouri sobre o relacionamento entre irmãos usando como tema o futebol, abordando amizade, companheirismo e amor. Será no Teatro Ralino Zambotto em duas sessões: às 15h e às 17h, com duração de 45 minutos.
Laerte Asnis é o multi-artista responsável pela adaptação, encenação e direção, trazendo toda sua experiência de palco e momentos de interação com o público. Ao lado dele na peça, o músico convidado Henrique Oliveira. A ação é realizada com recursos do ProAC, da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Os ingressos já estão disponíveis e podem ser retirados gratuitamente tanto Museu Histórico Padre Lima, na Praça da Bandeira - 122, quanto na Biblioteca Municipal Chico Leme fica na Rua Campos Salles - 380, ambos no Centro.
Irmãos gêmeos
Laerte Asnis, da Cia. de Teatro do Grande Urso Navegante, esteve em Itatiba em 2023 com a peça A Pipa e a Flor e retorna agora com O Passe e o Gol, que propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso, irmãos gêmeos, e a rivalidade, além de cumplicidade, comum nas dualidades humanas.
“Jamais imaginei que um texto tão despretensioso virasse livro e, agora, peça de teatro infantil. É por coisas como essas que a vida vale a pena”, escreveu o jornalista Juca Kfouri, quando viu a adaptação pela primeira vez.
Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Isso permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem-sucedido.
A partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão tão presente no cotidiano de cada um de nós que é saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como o respeito pelas diferenças, a felicidade, o companheirismo e a união.