Para celebrar o centenário de nascimento de Thiago de Mello
Amadeu Thiago de Mello nasceu em Barreirinha, Amazonas, em 30 de março de 1926. Além de tradutor e ensaísta, foi um dos poetas mais influentes e respeitados do país, sendo reconhecido como um ícone da literatura regional. A luta política, o lirismo, as relações de família e os amores são facetas marcantes em sua obra.
Entre o final de 1989 e até a sua morte em janeiro de 2022, aos 95 anos, Thiago viveu, morou, trabalhou e cultivou amizades em Itatiba. Tive o privilégio de conviver e partilhar o dom da amizade com Thiago durante este período e, em 2005, visitei Manaus e Barreirinha, no Amazonas, em sua companhia.
Com outros amigos de Itatiba, acompanhamos palestras, lançamentos de livros, gravações de discos e outros eventos que envolviam o trabalho e a obra de Thiago de Mello.
Em parceria com a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, estamos trabalhando na organização e produção de uma série de eventos e ações educativas e culturais para celebrar o Centenário de nascimento do poeta Thiago de Mello, em março do próximo ano.
As comemorações incluem o lançamento de um livro sobre a presença do poeta em Itatiba; uma exposição com fotografias e poesias, no Museu Municipal, apresentações musicais e atividades artísticas e educacionais com o objetivo de mostrar a poesia e o trabalho do poeta para o público itatibense.
As ações tem como objetivo resgatar e registar a passagem do poeta Thiago de Mello por Itatiba, um aspecto e período ainda pouco estudado e divulgado sobre o seu enorme legado.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fotos: Rogério Scavone

Thiago de Mello e amigos de Itatiba em um encontro musical

Thiago de Mello e Armando Nogueira durante a gravação do disco “A Criação do Mundo”, em 2006

Thiago de Mello com seu filho Thiago Thiago, em São Paulo, 2015