Padres Dutra e Eduvaldo têm despojos trasladados para a cripta da Basílica do Belém
Foto: Paróquia do Belém
No domingo (2), Dia de Finados, a Basílica Menor Nossa Senhora do Belém recebeu a trasladação dos despojos dos padres Luiz Carlos Dutra e Eduvaldo Marcansola, primeiros párocos das paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Nossa Senhora da Penha, respectivamente.
A cerimônia na Basílica presidida pelo pároco e reitor Maycon Cristian Pedro, foi marcada por emoção e contou com a presença dos padres Tiago Rodrigues da Costa e Edson Magalhães, além de autoridades locais, familiares e fiéis que prestaram homenagem aos sacerdotes, reconhecidos pelo trabalho e dedicação à comunidade itatibense.
Homenagens
As homenagens ao padre Luiz Carlos Dutra tiveram início no sábado (1º), quando a comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu a urna com seus restos mortais.
No domingo (2), a igreja permaneceu aberta durante todo o dia para orações e visitas, com uma exposição de objetos e documentos históricos sobre o sacerdote, cedidos pelo Arquivo Municipal de Itatiba. Às 15h30 foi celebrada a Missa Exequial.
Simultaneamente, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha também realizou homenagens ao padre Eduvaldo Marcansola. Após a celebração, o cortejo com o carro funerário seguiu até a Igreja de Fátima, e de lá, em direção à Basílica do Belém, para o encerramento das cerimônias e o sepultamento na cripta.
Quem foi o padre Dutra
Padre Dutra foi um líder religioso que apostou muito na participação ativa da comunidade, tanto no aspecto litúrgico/espiritual como no aspecto social/infraestrutura da paróquia de Fátima.
Sua iniciativa das procissões das pedras, um marco na formação da igreja não é apenas simbólica, mas serviu para reunir a comunidade em torno de um projeto físico concreto: construção de monumento + infraestrutura da paróquia.
A atuação dele marcou um momento de crescimento e visibilidade da paróquia em Itatiba, ajudando a consolidar a paróquia como espaço de fé e ponto de encontro social.