Operários F. C comemora 74 anos de fundação
No último dia 7 de Setembro a equipe do Operários Futebol Clube comemorou 74 anos de fundação.
A fundação do Operários Futebol Clube está registrada no primeiro Livro de Atas do azul celeste. A reunião com o objetivo de fundar a equipe aconteceu no dia sete de setembro de 1950, às 20 horas, no prédio da Rua Benjamin Constant, 814 (esquina com a Rua Júlio César - onde funcionava o Bar do João Avelino Rodrigues Souza) e o Termo de Abertura do livro vem assinado por Francisco Carride.
O documento informa que estiveram “especialmente reunidos para a fundação de uma associação esportiva para a prática de esporte como: futebol, bola ao cesto, baile, etc.. os seguintes senhores: Domingos Mancine, Alcides Barboza, Sebastião Silveira, Antonio Miguel da Silva (Russinho), Lourenço Rodrigues, Benedito Batista, João Inácio, Bento Camargo, José Franco, Benedito de Lima, José Silveira, Ernesto Ubinha, Benedito Franco, João de Lima, Lazaro Paline, Antonio Franco, Francisco Carride, Antonio Dalcim, Emílio Corsseli, Antonio Carride, Mario Micheletto, Benedito Ramalho, Benedito Rasmussem, Miguel Vitelo, Francisco Camponegre, Alberico de Salve, José Dalcim, José de Oliveira, José Ventura, Felício Massareto, Alexandre Tomazine, Hélio Batistella, Sebastião Medeiros, Fioravante Polessi, Pedro Micheletto, Sebastião de Oliveira, Benedito Ubinha, Armando Massareto, Antenor Gava, Antonio Gazeta, Antonio Micheletto, Sebastião de Mello e Antonio Cecon.”
Jogadores que participavam das equipes do Rosário e do Combinado do Mário Miqueletto decidiram formar um time de verdade, que pudesse participar das competições organizadas pela Liga Itatibense de Futebol.
José Boava, que foi vereador de Itatiba na Legislatura de 1952 / 1955 e 1960 / 1963 e Presidente da Câmara em 1952 / 1953 e 1962 foi o patrocinador do primeiro jogo de camisas e o responsável pela escolha do nome da tradicional equipe de futebol itatibense.
O resgate da história do Operários F. C. está reunido no livro “Operários F.C. 70 anos - Histórias de futebol e Itatiba de outrora”, do jornalista Rogério Scavone, lançado pela Pontes Editores, em setembro de 2020.O autor aproveita a trajetória e os acontecimentos envolvendo o time de futebol, para resgatar a memória oral e afetiva de dezenas de personagens, que participaram ativamente da história do clube e da própria cidade de Itatiba, nas últimas décadas.
É uma viagem que mostra como viviam os itatibenses na segunda metade do século passado, suas opções de lazer e diversão e dezenas de saborosos ‘causos’.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Informações: Livro “Operários F. C. 70 anos - histórias de futebol e Itatiba de outrora” de Rogério Scavone - Pontes Editores - 2020.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Operários, em pé a partir da esquerda: Bastião Ferreira, Birica, Felício Ubinha, Assis Marino, Osvaldo Gianine, Ceberé, Capitão Medeiros, Batista Passador, Carlão Tega, Fernando Agostinho Ramos, João Carolina, Bastião Beronha. Agachados: Nico Carride, Tilo, Nico Pianista, Totico, Zé Taquara, Orestes Mônaco, João de Ota, Bola e Botuca
O time campeão amador de 1966
Capa do livro