O Solar Ferraz Costa

O Solar Ferraz Costa é um magnífico edifício construído por volta de 1880 para ser a residência do empresário Antônio Ferraz Costa. Natural de Portugal, foi grande comerciante e benemérito de Itatiba. É hoje um ponto marcante no interior do Parque Ferraz Costa.
Restaurado, nele funciona atualmente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Destaca-se em seu entorno um antigo bosque de árvores nativas. Tanto o palacete como o bosque são protegidos por lei municipal de preservação.
Antonio Ferraz Costa veio jovem de Portugal para o Brasil, estabelecendo-se em Itatiba, onde viveu até morrer, com pouco mais de 80 anos. Era culto o bastante para projetá-lo na vida social e política de Itatiba, tendo conhecimentos básicos de contabilidade, da língua e gramática portuguesa, matérias que lecionou em escolas itatibenses.
Foi um benemérito e incentivador da cultura, em Itatiba, sendo um dos proprietários do Teatro São Joaquim, onde se apresentaram inúmeras companhias nacionais e estrangeiras, e um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.
Como homenagem do poder público teve seu nome perpetuado em uma das ruas de Itatiba e na área onde morava, denominado como Parque Ferraz Costa.
Em 2020, o Solar Ferraz Costa passou por processo de revitalização. O casarão, do final do século XIX, teve sua pintura externa renovada, o piso recebeu pintura protetora e foram tratadas as fissuras e desgastes. O local ganhou, ainda, refletores de led, instalados em volta do prédio.
O Parque Ferraz Costa é uma das principais áreas verdes do município, ocupando uma área de 256 mil m², incluindo bolsões de mata nativa.
ROGÉRIO SCAVONE
é Jornalista
Email: scavonerogerio@ gmail.com
Fontes de Informações: Site da Prefeitura de Itatiba e levantamentos feitos pelo pesquisador Paulo Henrique Degani, Arquivo Público de Itatiba.
Fotos: Acervo Foto Parodi
Solar Ferraz Costa década 1960 Solar Ferraz
Solar Ferraz Costa década 1970 / 1980
Solar Ferraz Costa em 2016