O maior felino do mundo
Por GB Edições
Faz horas que ele está de tocaia junto à lagoa, bem escondido, imóvel e silencioso. O barulho de sua respiração se confunde com o vento, que leva o seu cheiro para bem longe e assim o tigre pode esperar tranquilo pelo seu jantar.
Está chegando o momento de agir, pois o antílope se aproxima para beber água; o tigre senta sobre as patas traseiras que mais parecem duas molas, as grossas patas dianteiras se dobram um pouco e ele está pronto para saltar. O galope é curto e termina num salto espetacular; com as presas afiadíssimas e seus quase 300 quilos, agarra a sua caça; não tem como o antílope escapar e o jantar do tigre está garantido.
Tranquilamente, o tigre vai arrastando o seu jantar sem aparentar muito esforço. Escolhe um lugar entre as árvores e ali começa a comer, sem pressa e sem demonstrar voracidade. Quando não está mais com fome, sente-se melhor e mais calmo; o tigre volta à lagoa para beber água e refrescar-se.
Originário das terras geladas da Sibéria, o tigre até hoje não suporta muito bem o calor que faz na Índia e em todo sul da Ásia, apesar de ter migrado para estas regiões há muito séculos.
O tigre só caça quando está com fome, se está saciado gosta mesmo é de dormir.
Depois do urso, não existe carnívoro maior do que o tigre. E, depois do leão, não existe nenhum mais feroz e mais forte. É bom lembrar que o tigre e o leão são parentes próximos, e ambos são parentes distantes dos nossos gatos domésticos, que adoramos ter em casa e os alimentamos com ração específica para eles.
O tigre é um animal selvagem e deve viver em seu habitat natural. Ele já foi domesticado e treinado para se apresentar em shows, no entanto a prática de usar animais selvagens para este tipo de entretenimento é proibida por lei. Tanto o tigre como o leão podem ser vistos em zoológicos, mas o seu confinamento também tem regulamentos específicos que devem ser observados.
VOCÊ SABIA?
O tigre pertence à classe dos Mamíferos e a família dos Felídeos. A gestação dura até cem dias e pode nascer até sete filhotes, no entanto apenas dois sobrevivem. A mamãe tigre costuma sair com os filhotes para ensiná-los a caçar.
O tigre é um animal muito forte, às vezes basta uma só de suas demolidoras patadas para abater um búfalo. Embora nenhum outro animal se arrisque a enfrentar um tigre, há inimigos que podem vencê-lo se atacarem em grupo. É o caso dos cães selvagens, bichos ferozes e carnívoros que, quando estão em grande número, têm coragem de atacar o felino.
As grandes serpentes também são adversários difíceis para o tigre, no entanto depois da luta, o tigre acaba vencendo e devorando a cobra. Eles também lutam entre si, em defesa do território e na disputa pelas fêmeas.
O tigre da Sibéria é maior do que leão e também o maior felino conhecido: chega a medir 4 metros de comprimento, incluindo 1,30 metros da cauda.