O coelho e o ovo de Páscoa
Por GB Edições
Neste domingo comemoramos a Páscoa, um grande momento para o Cristianismo.
Sem dúvida, o maior símbolo da Páscoa é Jesus Cristo, mas o coelho também tem ligação com a comemoração da Páscoa porque o animalzinho é símbolo da fertilidade, devido a sua capacidade de gerar grandes ninhadas de filhotes. A associação do coelho com a Páscoa começou no Século XVI, na Alemanha, e o animal foi escolhido porque a sua fertilidade simboliza vida nova, renovação. Assim como Jesus Cristo oferece vida nova através de seus ensinamentos.
A troca de ovos é uma tradição antiga, praticada antes do nascimento de Jesus. Na Europa, era costume trocar ovos de aves para celebrar a chegada do inverno. Depois de Jesus, os cristãos adotaram o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo. A tradição dos ovos de chocolate começou na França, no Século XIX.
Conta a tradição que o coelho traz Ovos de Páscoa para as crianças no domingo. Assim, as crianças devem preparar um ninho bem bonito e fofo; numa caixa de papelão deve ser colocado bastante capim e algumas flores e assim o coelho terá um lugar seguro para colocar os ovos de chocolate.
Mas, às vezes pode ser difícil encontrar capim para fazer o ninho de capim e de flores, então o jeito é improvisar. Pode decorar a caixa de papelão com papel colorido picado, o importante é que fique bem fofo.
Outra coisa importante, precisa deixar uma fresta de janela aberta para que o coelho possa entrar e sair da casa. Uma boa ideia é fazer o ninho e preparar o lugar para a entrada do coelho com a ajuda de um adulto porque deixar janela e portas abertas durante a noite pode ser perigoso.
O coelho vem no meio da noite, quando todos estão dormindo. E quando acordam no domingo de Páscoa, lá estão os deliciosos e coloridos ovos de chocolate, trazidos pelo coelho.
O coelho é conhecido ainda por sua capacidade de locomover-se rapidamente e isso também teria sido motivo para que fosse escolhido para fazer a entrega dos ovos.
Bem, como dito anteriormente foram os franceses que tiveram a ideia de substituir os ovos de galinha que eram coloridos e ricamente decorados, por ovos de chocolate recheados de doces e guloseimas, no entanto existem ainda pessoas que conservaram a tradição de decorar cascas de ovos de galinha e recheá-las com doces. Assim como ainda é costume esconder os ovos de chocolate para que as crianças os procurem no domingo de Páscoa.