Noivos celebram união civil e evangélica no Casamento Comunitário 2025

Foto: Tatiana R. Petti / PMI
A Prefeitura de Itatiba promoveu na manhã do último sábado (17/05) o Casamento Comunitário 2025, com união civil e evangélica. Com organização da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), o evento reuniu 32 casais, além de padrinhos e convidados, no salão de festas do Lar Itatibense da Criança, no Jardim Carlos Borella, gentilmente cedido para a celebração pelo presidente da casa, Washington Panzarin.
“Que não falte amor! Vocês vieram de forma espontânea, livre e estão formando hoje uma família, que é a essência da sociedade e isso é fundamental. Quando estiverem cansados, lembrem que dentro de casa vocês têm uma família”, desejou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante o evento, que reuniu mais de 40 voluntários com coordenação de Evandro Torso e da servidora Daniela Sarti.
A união evangélica foi celebrada pelos pastores Abraão Luis Gomes, Antônio Marinho de Pontes Filho (presidente da cerimônia religiosa), Djalma Irani, Jean Carlos Sanfins Barbosa e Mário da Paixão.
Autoridades também marcaram presença: o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Mauro Delforno, ao lado da vice-presidente do Fundo Social, Rosa Palladino Delforno; a juíza de Direito da Vara Criminal de Itatiba, Fernanda Yumi Furukawa Hata; representando o Cartório de Registro Civil, a oficiala Silvia Roson e a juíza de casamentos Maria Evelina Sanjuliani Costa. Representando a Igreja Católica, o pároco pe. Tiago Rodrigues da Costa, da Igreja de Fátima, bem como demais autoridades municipais.
Religioso católico no próximo sábado
Ao todo, esta edição reúne 37 casais; sendo que 17 realizaram a união civil; 10 tiveram o casamento civil e religioso evangélico; outros cinco celebraram a união civil e vão receber a bênção católica no próximo sábado (24), junto a mais casais que já são casados no civil se inscreveram apenas para o religioso católico.
Portanto, o Mês das Noivas também terá mais um evento desta 12ª edição do Casamento Comunitário. É a celebração católica, com estes dez casais, será no próximo sábado, às 9h, na Igreja N.Sra. do Rosário de Fátima, no Alto de Fátima.
Histórias
São muitas as histórias neste evento. Teve noivos que estavam com dengue e mesmo assim não deixaram de comparecer. Teve quem viu a amiga participar da edição do ano passado e profetizou “ano que vem sou eu” e realizou o desejo, além de muita emoção.
Ana Claudia Mário da Silva, de 41 anos, e João Batista Florêncio da Rocha, 47, selaram a união neste evento. Eles foram namorados na adolescência e, com imprevistos da vida, se separaram e voltaram a se encontrar depois de 23 anos. “Pedi em casamento, ela aceitou e estamos juntos hoje. Fiquei esperando muitos anos por este momento, estou muito feliz mesmo”, falou João. “É muito amor, muita emoção e é pro resto da vida”, disse Ana. Com olhos marejados, ambos entregaram a felicidade que sentiam no momento.
Andreia Rodrigues (38 anos) casou com Eric Andrade (36). “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Já tinha um tempo que a gente está junto, cinco anos, e para acertar a situação com Deus a gente preferiu, pela família, pelas crianças, oficializar e deixar tudo certinho. O processo foi muito tranquilo. O pessoal do Cartório é ótimo, do evento é ótimo e deram todo apoio para nós. É excelente a organização”, elogiou a noiva com penteado inspirado na cantora Pink, de quem é fã.
Ao lado dela, Fernanda Pontes (34), que anos atrás também oficializou a união em uma das primeiras edições do Casamento Comunitário com Hebert Diego Pereira (39). “Há 10 anos, a gente também tomou essa decisão de se casar no Casamento Comunitário. Também foi muito especial, muito bacana”, relembrou Fernanda. Ver a irmã no Casamento Comunitário há mais de uma década inspirou Andreia a seguir os passos neste ano. “Foi muito inspirador. Eu vi a inscrição e pensei: por que não unir a família de novo em um evento tão maravilhoso?”.
Agradecimentos à decoradora Bia Banzato, além de Chopão, Fênix Doces, ITT e Relojoaria Magnusson, que ofereceram presentes sorteados entre os casais. A Prefeitura também presenteou a todos com bolo e refrigerante, entregue pelo Fundo Social, e uma foto lembrança a ser retirada, eternizando este dia tão especial.