Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Parte interna da catedral do Santíssimo Sacramento de Itajaí

Fotos: JI

Por MAROMA – II

Depois da saída do Costa Favolosa do porto de Santos, no sábado, por volta de 17h, navegamos à noite toda com chegada em Itajaí, na manhã do domingo, destacando-se as muitas atividades no período noturno, iniciadas com o jantar da patota de Itatiba no restaurante “Duca D´Orleans”, em que fomos atendidos pela simpatia do garçom - que veio das Filipinas - “Gilbert”, que o Maurinho Zorzi, apelidou de “Shiro”, pela sua feição “ajaponeizada”.

Para aqueles que não gostam de viajar de “ship”, é bom saber que atividades existem durante boa parte do dia e da noite, basta ter fôlego. E os que embarcaram em Santos puderam dançar com os mais variados ritmos e com o espetáculo no teatro, às 20h15 – para os que jantam no 2º. turno - e às 22h15 para o pessoal do primeiro turno.

MÚSICA E JOGOS DE AZAR

Das 19h em diante tem Live Music, Piano Bar, International Disco Music, show ao vivo, Festa do Peão de Boiadeiro - a festa country brasileira – e as 23h45 “Paradise Lotto”, pra quem gosta de jogar e arriscar uns dólares. O jogador escolhe cinco números por $2 e tem que acertar os cinco números pra ganhar. Fácil, né?

Pra fechar a noite, para os notívagos, que não se importam em levantar cedo, pra tomar sol e frequentar as piscinas e as “banheiras de hidromassagem”, a partir da 1h, tem o Tomorrow Lond Party, à luz do luar com a equipe de animação.

O CASSINO

E se for pra “jogar fora uns dólares”, o cassino está aberto praticamente a noite toda, com jogos de roleta, blackjack - o “21”, em que dizem que é o que o jogador tem mais chance de ganhar - e dezenas de máquinas caça-níqueis. Em tempo: não jogo “p... nenhuma”, por não saber e não gostar. Se tivesse Truco, talvez tentasse, mas gosto de ver o movimento das pessoas tentando a sorte. Aqui um parênteses: entendemos que jogador nunca ganha, pois a “Casa” ou a “Banca”, atua na base de 5 contra 1, pelo menos. Mas pra quem só está veraneando no navio, se as apostas não forem altas: “vale a farra!”

A minha esposa Maria Antonieta, arriscou jogar nos caça-níqueis, e na viagem inteira, acabou no computo geral “faturando”: 1 dólar e trinta centavos. Pelo menos não perdeu!

AS EXCURSÕES

O navio atracou em Itajaí por volta das 7h30, e a partir das 8h30 os turistas que reservaram seus passeios, tomaram os ônibus para visitar: Camboriú, Praia Brava, Beto Carreiro e Blumenau. Não foi o nosso caso, que preferimos dar uma volta pelo centro da cidade, que não visitávamos à mais de 20 anos.

Ônibus contratados pelo Costa Favolosa, transportam os interessados do porto até o Centreventos, de 15 em 15 minutos. Foi o que fizemos, com a Antonieta e um grupo de mulheres de Itatiba, porque a patota de homens preferiu ficar curtindo o “ship”. Ou melhor, os seus bares - a maioria tinha “boca livre nas bebidas alcoólicas” -  as brincadeiras e os desafios da equipe de animação.

ITAJAÍ - POTÊNCIA

O município de Itajaí, conta com mais de 250 mil habitantes, e o porto já o 3º. do País em movimento, ficando atrás de Santos – o maior da América Latina - e de Paranaguá (PR). Passou a ser também um “ponto” para que passageiros de cruzeiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, possam embarcar em Itajaí, não tendo que ir até Santos.

Nessa viagem do Costa Favolosa, pelo menos uns 1.200 passageiros embarcaram e outros tantos desembarcaram no porto catarinense. O aguardo dos turistas é no “Centreventos”, no centro da cidade, próprio para atender a demanda dos turistas, que dali seguem em ônibus até o porto para embarque.

CATEDRAL DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Passamos pelo Mercado Velho, conhecido também como “Mercado do Peixe”, que estava fechado, por ser domingo, mas assim mesmo tinha um bom movimento de pessoas, que estavam frequentando seus “botecos” que apresentavam “conjuntos musicais da terra”.

Fomos até a belíssima Catedral do Santíssimo Sacramento, que sem dúvida nenhuma, é uma das atrações da cidade. Interessante é que os católicos “itajaienses” estão pleiteando que a igreja matriz, seja transformada em “Basílica Menor”, que depende de autorização do Papa, lembrando que em Itatiba nós já temos a “Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém”, conquistada na época do Cônego Anatólio, com trabalho do Dr. Marcos R. Chaves, junto ao cardeal Dom Agnelo Rossi, e este perante ao Papa “São João Paulo II”.

ESTÁDIO E MUSEU

Na caminhada passamos ao lado do Estádio “Dr. Hercílio Luz”, praça esportiva do time “Marcílio Dias”, que fica na área central da cidade, e também defronte ao Museu Histórico de Itajaí, que estava fechado, e não pudemos visitá-lo.

Voltamos para o navio, já se preparando para que o Costa Favolosa deixasse o porto, às 16h30, seguindo para Montevidéu, e aproveitando de tudo o que é oferecido a bordo, como as variadas atrações, para que o passageiro não fique entediado. Para as 23h30 a programação marcava “Festa La Notte Bianca”, convidando os hóspedes para que vestissem, evidentemente, “roupa branca”. Como não tínhamos a “devida indumentária”, fomos pra cama, e com ar condicionado ligado, devido ao calor!

Navegando pelo navio Costa Favolosa

O Museu Histórico de Itajaí

Paella especial servida antes do almoço, para os que estavam no setor de aulas de ginástica e de danças

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.