Júlia Tertuliano: talento precoce de Itatiba no jiu-jitsu já soma ouro em campeonato

Foto: Arquivo Pessoal
Aos 13 anos, a itatibense Júlia Tertuliano vem chamando atenção no jiu-jitsu. Com apenas quatro meses de prática na Zarate Team, ela já conquistou dois pódios: o 2º lugar em sua estreia e, agora, o tão sonhado 1º lugar, medalha de ouro em sua segunda competição.
“Fiquei muito feliz, pois isso é não só uma conquista, como também todo o meu esforço para este dia. A medalha de ouro, especialmente em um curto espaço de tempo, tem um significado profundo que vai além do reconhecimento pessoal, pois simboliza superação, talento, esforço e muito trabalho. Eu agradeço demais à minha equipe e a todo mestre que nos preparou tanto”, destacou Júlia.
Mesmo sendo faixa branca de apenas 1º grau, ela encarou adversárias mais experientes, de 3º e 4º grau. “Não foi fácil, fiquei muito nervosa por ter só 1 grau de experiência. Mas encarei, e confesso que foi bem difícil. Com o apoio da minha equipe, tudo ficou mais fácil”, relembrou.
Para Júlia, o jiu-jitsu já representa mais do que apenas uma luta: tornou-se parte de sua vida. “No tatame, meu ego é desafiado todos os dias. Independente do tamanho ou da força, uma técnica bem aplicada pode me superar. Isso me ensinou humildade, disciplina e comprometimento a cada treino”, explicou.
Com dedicação diária e o incentivo da família e treinadores, a jovem atleta sonha alto. “Meus objetivos são conquistar títulos importantes, desenvolver habilidades de autodefesa, fortalecer corpo e mente, além de levar sempre comigo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. E claro, nunca esquecer da escola, porque faz parte do processo”, concluiu a itatibense, que já se prepara para o próximo campeonato no mês que vem.