Jogos Escolares terão etapa paralímpica neste sábado (04/10)
Manhã de jogos no Ginásio Municipal é aberta à toda população

Foto: Divulgação / PMI
Os Jogos Escolares 2025 da Rede Municipal de Ensino, promovidos pela Prefeitura de Itatiba por meio das Secretarias de Esportes e de Educação, têm mais uma etapa neste sábado (04/10): a paralímpica.
Nela não haverá disputa entre escolas, já que a proposta será a vivência da modalidade, para disseminar e estimular pessoas com deficiência física -independente da idade- a participar das modalidades adaptadas ofertadas pela Secretaria de Esportes, com treinos na Casa da Juventude, com o professor Giovanni Andreotti.
Pelo menos 15 pessoas estão inscritas, incluindo atletas convidados de Araras e Leme, para as pessoas poderem conhecer algumas modalidades, como vôlei sentado e bocha paralímpica. O evento é aberto à população: só comparecer às 8h no Ginásio Municipal José Boava, no Parque Ferraz Costa.
O que vem por aí
Além desta etapa paralímpica, também neste mês, no dia 18 serão realizadas as disputas de vôlei, igualmente no Ginásio Municipal do Parque Ferraz Costa, com 12 times formados por alunos do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs), sendo seis no masculino e seis no feminino.
Os Jogos Escolares deste ano já têm finalistas de Futsal, Handebol e Basquete - disputada em 23/08. No próximo mês, as duas últimas atividades do ano desta competição: 08/11 tem as finais de todas modalidades e dia 24/11 a etapa de coreografia e danças e a premiação final da edição de 2025.
A Secretaria de Esportes também realiza Jogos Escolares 2025 das escolas particulares e a próxima etapa será Handebol, com as escolas Anglo, Litteratus, Next e Triação. As disputas de Handebol serão nas tardes da próxima semana, a partir de segunda (06/10) no Parque Ferraz Costa. As finais serão na sexta (10/10) sendo: na quadra do Ginásio às 14h30 do Mirim Feminino e às 15h10 do Mirim Masculino. Já a quadra coberta, Espaço Jonathan Tescarollo de Lucca, recebe às 15h50 a final do Infantil Masculino e 16h30 a final do Infantil Feminino.
VemSer
Também no Parque Ferraz Costa, o Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca (quadra coberta) foi palco na última terça (30/09) de nova edição do Projeto VemSer, iniciativa da Secretaria de Esportes, junto à Secretaria de Educação, que proporciona aos alunos de escolas municipais disputas esportivas em dia de Conselho de Classe, quando não há aula.
Desta vez, as modalidades em disputa foram Handebol e Voleibol e as escolas têm aulas atribuídas para treinamento durante o ano letivo. Nesta categoria sub-12, os resultados foram: Handebol feminino - 1° Maria Mercedes e 2° Anna Abreu; no Handebol masculino - 1° Maria Mercedes e 2° Guiomar; no Vôlei feminino - 1° Anna Abreu e 2° Maria Mercedes; e no Vôlei masculino - 1° Maria Mercedes e 2° Anna Abreu.
Este é o terceiro ano consecutivo do VemSer. A etapa anterior foi em 1º/07, com Futsal e Basquete. A cargo da Secretaria de Esportes está o espaço para as disputas além da arbitragem e da premiação; a Educação contribui alimentação e transporte dos alunos, com o ônibus escolar, levando os alunos da escola e para o Ginásio de Esportes, ida e volta.