Jogos Escolares têm finalistas no Basquete para disputa em novembro
No feminino, final será entre Chico e Sônia Rita; no masculino, Agenor enfrenta Luiz Pantano

Foto: Divulgação / PMI
Realizada a etapa Basquete dos Jogos Escolares 2025 da Rede Municipal de Ensino, promovidos pela Prefeitura de Itatiba, por meio das Secretarias de Esportes e de Educação. No último sábado (23/08), 11 times formados por alunos do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) participaram da disputa no Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca, a quadra coberta poliesportiva do Parque Ferraz Costa. Desta etapa, saíram os finalistas. Todas as finais das escolas municipais serão em novembro próximo, junto às demais modalidades - veja mais abaixo.
No Feminino, as equipes finalistas são das Emeb’s Chico Peroba e Sônia Rita. O Destaque da Partida foi para as jogadoras Bianca Figueiredo Rosa, do Sônia Rita, e Valentina Almeida Deodato Silva, do Chico Peroba.
No Masculino, vão disputar a final em novembro as Emeb’s Agenor Vedovello e Luiz Pantano. O Destaque da Partida do masculino veio para Adryano Fellipe Galvão Silva, do Agenor, e Arthur Trevizan Domingos, do Luiz Pantano. O placar de cada partida está detalhado abaixo.
Modalidades
Os Jogos Escolares deste ano também já têm finalistas de Futsal e Handebol; nos próximos meses ainda haverá a etapa de Vôlei, Coreografia e Danças, além da Bocha Paralímpica, que será realizada em 04/10 - confira a seguir. A Secretaria de Esportes também realiza Jogos Escolares 2025 das escolas particulares e a próxima etapa será Handebol, com início em 24/09.
Próxima etapa: Paralímpicos
A próxima etapa dos Jogos Escolares de Itatiba será para disseminar os jogos paralímpicos, a fim de estimular pessoas com deficiência física -independente da idade- a participar das modalidades adaptadas ofertadas pela Secretaria de Esportes, com treinos na Casa da Juventude. São elas: vôlei sentado, bocha paralímpica, badminton e tênis de mesa, hoje com alunos de 5 a 40 anos.
“Temos atletas paralímpicos na cidade que disputam o JESP - Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Agora queremos mostrar que os alunos podem representar a escola, o Estado e, quem sabe, futuramente, o Brasil. Temos potencial e estamos em busca de descobrir novos talentos”, frisou o professor Giovanni Andreotti. Um dos destaques é Carlos Cristiano de Freitas Silva, de 21 anos, que começou neste ano a treinar na Casa da Juventude, foi convidado a integrar o time da ASDA – Associação Sorocabana para Desporto de Amputados, referência na modalidade, e vai disputar o nacional no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (01/09).
Para estimular a descoberta de novos talentos, Giovanni ministrou uma formação sobre bocha paralímpica com professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino no Complexo Alice, unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS), no dia 28/07. “Eles gostaram bastante, porque tiveram a oportunidade de fazer a parte prática, vivenciando a modalidade que muitos não conheciam. Foi muito legal, uma experiência muito rica, com professores muito participativos. É uma parceria entre Esporte e Educação para ter mais alunos”, destacou. A proposta desta etapa será a vivência da modalidade.
Resultados Basquete – Escolares 2025
Feminino
Chico 40 X 04 Guiomar
L. Pantano 04 X 17 Anna Abreu
Agenor 01 X 60 Chico
Sônia Rita 07 X 04 Anna Abreu
Finalistas: Chico X Sônia Rita
Masculino
Anna Abreu 04 X 22 Sônia Rita
Guiomar 01 X 00 Araújo (WO)
Chico 13 X 14 L. Pantano
Agenor 12 X 08 Sônia Rita
Guiomar 02 X 25 L. Pantano
Finalistas: Agenor X L. Pantano